segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sala de Professores - Juventude, Precisa-se!

Sala de Professores que Já Não Existe - ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Sala de Professores - Juventude, Precisa-se!

É certo. Já aqui falei inúmeras vezes sobre este problema, grave, que, acredito, se faz sentir em todas as salas de professores do país. A que eu frequento não é excepção e é raro, nos dias que correm, olhar em redor e ver professores abaixo dos 35 anos, arriscaria até a afirmação do ser raro ver professores abaixo dos 40 anos. O que é um drama. Porque a passagem de testemunho suave e natural, que já foi habitual um dia, não está a ser feita numa escala compatível com o que seria desejável e normal, porque há um fosso, um hiato criado artificialmente pelo poder político que travou as saídas de professores o mais das vezes esgotados, muitas vezes demasiado exaustos e impediu o mais possível as entradas de sangue novo, gente com o sangue na guelra, disposta a agitar as instituições e tirá-las, se possível, de alguma letargia existente que se acentuará, por certo, à medida que todo um corpo docente envelhece.
Há gente no activo que acumula bem mais do que 40 anos de serviço... parece-vos justo?
E sendo que nós somos a frente que liga passado ao futuro, sendo que nós somos a profissão com mais responsabilidade relativamente à passagem de testemunho do que já é passado mas também ao despoletar da inovação, ao estimulo da criatividade, do movimento constante em direcção ao futuro, parece-vos decente que se mantenha um corpo docente que enferma do mal do envelhecimento físico... e, quantas vezes!, do envelhecimento mental?
Eu garanto-vos, pretendo sair a tempo de largar a Escola com dignidade. Agora, será isto possível? Os legisladores deixarão?

Precisa-se de juventude nas salas de professores

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.