sábado, 3 de fevereiro de 2018

Igreja de S. Pedro ou a Igreja da Cruz Quebrada

Igreja de S. Pedro - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Igreja de S. Pedro ou a Igreja da Cruz Quebrada

Concluída em 1727, de estilo barroco, a Igreja de S. Pedro, agora Igreja da Cruz Quebrada, foi classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982.
A Igreja de S. Pedro sobreviveu ao catastrófico sismo de 1 de Novembro de 1755 e ao grande sismo ocorrido em 28 de Fevereiro de 1969, o mais forte sentido em todo o século XX em Portugal, era eu catraia mas ainda recordo bem a estranheza do barulho forte vindo das profundezas e de ver a mobília do meu quarto toda louca a dançar freneticamente, sobreviveu ainda recentemente a tempestades fortíssimas como a Ana e a seguir o Bruno... mas não sobreviveu intacta a uma obra que agora se inicia e que é da responsabilidade do Município de Amarante.
Finalmente o prédio da antiga cadeia de Amarante, cadeia essa que ainda hoje dá o nome a esta rua na sua versão popular, vai entrar em obras. Vai daí uma enorme grua foi montada no logradouro da Junta de Freguesia. E vai daí, não sei como, toca de começar a "limpar" a envolvente - e pumbas, e foi assim que lá se foi a cruz que encimava a teara papal agora mutilada.
E pronto, esta é a história possível de um atentado patrimonial - a Igreja de S. Pedro passará agora a chamar-se Igreja da Cruz Quebrada... sorte, sorte foi a cruz não ter caído em cima de nenhum transeunte! O que bem podia ter acontecido...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.