domingo, 2 de abril de 2023

Hoje, Pelo JN e Pelo DN - Professores: os repetentes das greves e das manifestações

Reportagem Extensa na Revista Domingueira do DN e do JN
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Hoje, Pelo JN e Pelo DN - - Professores: os repetentes das greves e das manifestações

Hoje interrompo um longo interregno de trabalho neste blogue, dedicando este post ao meu querido pai que um dia escreveu sobre os seus dois filhos: "O orgulho maior que sinto nos meus filhos é serem educados, verdadeiros e sinceros."... e que formulou desejos para o nosso futuro familiar "(...) desejo que tanto os filhos como as netas e agora os bisnetos sigam as pisadas dos pais tanto na sua maneira de ser, na sua postura, na sua educação e na sua maneira de estar. Que sejam verdadeiros, leais, educados e respeitadores." E que sobre o país escreveu "A Democracia veio para ficar e hoje passados cerca de 50 anos (sobre o 25 de Abril) é impensável virar para trás." 

Tu sabes, Papá, eu nunca virei nem virarei as costas às lutas que entendo ser obrigatório travar. Com mais ou menos apoio, caminhando acompanhada ou só, tu sabes que eu nunca precisei de um rebanho para meu respaldo e que sempre recusei pálios amortecedores das consequências para quem afirma Não! alto e bom som, sempre que o entende como um imperativo. 

Estou agora a recuperar forças, muito muito lentamente e sem o pilar físico que tu eras para mim por estares sempre aqui... contentando-me e conformando-me agora no pilar que continuas a ser, agora apenas invisível aos olhos dos vivos. 

E não, nunca te deixarei ficar mal ao desistir, por cansaço, por medo... eu sei lá!... de lutar por uma Escola Pública de Qualidade, que eu Exijo!. para os teus bisnetos.

Nota - Grata a todos os Professores que me continuam a inspirar na luta. Grata especialmente às minhas conterrâneas que continuam a dar o litro todos os dias numa luta que devia ser de todos e de cada um de nós, Margarida Pereira, Ana Paiva e Alice Sousa!

Ecos - https://guinote.wordpress.com/2023/04/02/hoje-noticias-magazine/

2 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha saudades!

Anabela Magalhães disse...

Grata pelo apoio.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.