sexta-feira, 21 de julho de 2023

A Tutela Sempre a Somar / Os Directores/Directoras Sempre a Engolir em Seco

 


A Tutela Sempre a Somar / Os Directores/Directoras Sempre a Engolir em Seco Titubeando umas Críticas para Inglês Ver

De facto, eu jamais daria para directora de uma qualquer escola não agrupada ou agrupamento de escolas pois já teria dado um grandessíssimo murro na mesa do senhor ministro da educação e teria, a seguir, batido com a porta. E a razão é muito simples e vai toda desembocar ao mesmo esgoto: não pactuaria jamais com a desvalorização que está a ser feita em várias frentes, ora via professores, ora via organização do trabalho nas escolas, ora via degradação da qualificação de professores... enfim, tudo se degrada a olhos vistos na escola pública com o governo a fazer de conta que não. 

Venho de um processo inverso. Como aluna, no pós 25 de Abril, vi professores a serem recrutados com o antigo 7.º ano de escolaridade, corresponente actualmente ao 11.º ano. A escola alargava-se a todos, e bem, tornava-se universal, e bem, e não existia mão-de-obra qualificada para tanta necessidade de preenchimento de vagas. Mas fomos caminhando no sentido da valorização da profissão. E que longa e profícua caminhada!!!! 

Agora estamos num retrocesso inadmissível e fosse este povo mais instruído, culto e capaz e também já tería dado um enorme murro na mesa colectivo, e batido com a porta, a quem assim nos desgoverna.

Mas é o que temos... e, aos poucos, um dia assim, um dia assado, a Escola Pública passa lentamente a escolinha pública medíocre onde, por este andar, ficarão os mais desgraçados. E ficarão mal.

E não me venham dizer que muitos de nós não vos avisamos, ok?

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem toda a razão na sua análise. O caos instalado está a correr bem para António Costa. Sócrates lançou os alicerces, criou as leis da Administração escolar que torna os diretores reféns dos municípios. Criou a lei da ADD que coage diretores e professores para agradarem à tutela. António Costa está a expandir a formação de iliterados que votam em populistas como ele. Para ele, a escola pública não podia estar melhor. Os alunos, famílias e país estão condenados à doença e miséria. Mas com uns aumentos de 5€ e uns subsídios compra os votos suficientes para o eleger. Denunciar, denunciar é o caminho.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.