quarta-feira, 23 de maio de 2007

Queimanço


Bombeiros - Rio Tâmega - Amarante - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Queimanço

Estou farta de me rir a ler o artigo "Queimanço", da obra "A Causa das Coisas", de Miguel Esteves Cardoso, publicado pela Assírio & Alvim. Faço questão de partilhar este momento de humor com mais de vinte anos e que se mantém tão actual. Há gente que vive à frente do seu tempo!
Ah! E a fotografia que ilustra este post foi tirada num dia de Verão, num dia de calor de esborrachar... o queimanço era aqui perto!!! lol

Queimanço

"Portugal talvez seja o país da zona temperada onde as pessoas mais se queimam. Quando, por uma razão ou outra (geralmente a outra) os portugueses alcançam posições de poder, sejam eles e elas quais forem, desencadeia-se imediatamente um complexo processo de combustão interna que vai sendo progressivamente acompanhado por um vistoso espectáculo de combustão pública, semelhante a um auto-da-fé, e tão empolgante como o «Teatro do Fogo».
Antes de serem empossados, é já visível uma espécie brilhante de fosforescência, que eles e o povo que vão servir geralmente tomam como indício de santidade e sinal de predestinada salvação. Este começo de combustão, que erradamente se interpreta como uma «aura» sebástica, é agravado pelo facto dos novos governantes sentirem as costas muito quentes. Mal sonham porquê.
É que já começou o queimanço. Passarão de seguida, e fatalmente, pelas diversas fases que alegremente antecedem as cinzas finais. Primeiro, sucede uma inflamação menor:- alguém acusa-os de qualquer coisa e eles inflamam-se. Uma vez inflamados, já não podem voltar atrás - basta reparar na maneira como as bochechas dos governantes adquirem, após poucos meses de serviço, um rubor característico que nunca abranda e ao qual nem a mais pesada maquilhagem televisiva consegue resistir.
É evidente que muitos dos indivíduos que sobem ao poder - os menos dotados, digamos - são já altamente inflamáveis, como as colas UHU. E, como as colas UHU, são geralmente esses que mais se agarram aos assentos. O mais das vezes são lançados para a fogueira pelos superiores, segundo a lógica portuguesa do atar-e-pôr-ao-fumeiro que invariavelmente contempla a atribuição dos lugares mais «quentes» (Administração Interna, Comunicação Social, RTP, etc.).
O que é importante observar, porém, é que o processo do queimanço atinge todos, independentemente de contingências puramente espúrias como a qualidade deles. À parte alguns verdadeiros patriotas, que conscientemente marcham para a fogueira assobiando «A Portuguesa», os demais portugueses, sabendo da inexorabilidade do queimanço (os melhores) recusam-se, por isso mesmo a aceitar postos políticos. Quando se lhes pergunta «Quer vir dirigir a RTP?», respondem sempre, e muito a propósito, «Fogo!...».
Os que vão para o poder, portanto, são os que não sabem ou os que julgam, por tolice, ingenuidade ou arrogância, que conseguirão resistir às labaredas com o escudo invisível da sua frescura natural. E queimam-se, é claro.
Quando a fogagem lhes começa a chamuscar os pêlos dos calcanhares, reagem instintivamente e - pronto - começam a meter água. Quem brinca com o fogo, já devia saber, poupa sempre o custo do penico.
É verdade que alguns conseguem sair da experiência governativa sem serem reduzidos a ciscos. São os que são «falados» sem serem nomeados, os que são propostos sem serem aceites e os que são «indigitados» sem serem empossados. Estes saem do processo não queimados, mas simplesmente, bronzeados."
(...)

2 comentários:

Helder Barros disse...

Isto é o que se denomina de colocar o "dedo na ferida" da nossa actualidade social e política, local e nacional! Excelente texto; és grande Escorpião Azul!
Este texto constitui um excelente mote para uma tese de doutoramento, em universidades "indepententes", sobre o efeito do poder em Portugal... O Eça, no século dezanove, já abordava também estas "burguesices"... à Portuguesa!

Anabela Magalhães disse...

Olha lá, tu não és professor? Olha que vais parar à "Biblioteca"! lol

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.