Cozinha e Cozinhados - Sahara Ocidental
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Aventuras na Cozinha
Hoje volto à carga. Hoje volto à cozinha e aos cozinhados. Desta vez para dizer que adoro esta minha cozinha situada algures perto de Tarfaya, no Sahara Ocidental, que o Youssef se encarrega sempre de dizer que é Marrocos. (Para quando este problema, já com barbas, resolvido?)
Adoro o isolamento e a beleza do sítio, adoro "cozinhar" no deserto a ver o mar, adoro não estar confinada a paredes por mais transparentes que sejam...
E adoro fazer a minha especialidade que é deitar água na panela para "cozer" umas latas de comidas variadas, que no fim saem sempre bem e que saem sempre iguais a si próprias. E aqui não há lugar a surpresas desagradáveis! É só confirmar, no acto da compra, os respectivos prazos de validade!
O sítio por si só já constitui alimento, neste caso alimento para a alma, ou para o espírito ou lá o que é!, e deixa-nos satisfeitos e felizes no final de mais uma refeição partilhada entre amigos, que se sentam ou deitam no chão, e que, sem stresse, vão comentando isto ou aquilo, este ou aquele episódio da viagem, este ou aquele projecto de vida.
Dias felizes de Verão passados à volta de uma cozinha! Também os há, mesmo para mim!
2 comentários:
A propósito da questão do Sahara Ociental leiam o artigo "Um risco na areia" publicado na National Geographic (ed port) deste mês. Vale a pena. O que atrás ficou dito foi a sério, mas não resisto agora a comentar que o mapa e a tábua cronológica de eventos aí publicados pecam por omissão, pois não mostram Tarfaya, nem assinalam o excepcional evento que aí ocorreu no dia em que a nossa prezada bloguista sentiu o prazer da cozinha.
Foi deveras excepcional! Ah,ah,ah!
E não vou perder o artigo saído na National Geographic sobre o problema, por resolver, do Sahara Ocidental e da população Sarauí até porque essa revista é uma das minhas leituras obrigatórias.
E um dia destes posto neste blogue as minhas impressões de viagem sobre essa região. Já estava a pensar nisso quando meti aquela colherada. Aguarda.
Enviar um comentário