terça-feira, 4 de março de 2008


Sala de Professoeres da ESA
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Insólito na ESA

Hoje foi dia de me deparar com uma situação insólita na Escola Secundária de Amarante. Aprovadas as fichas de registo pelo Conselho Pedagógico, soube que estavam disponíveis na reprografia para todos os professores que as solicitassem. Assim fiz e foi aqui que me deparei com uma situação insólita.
Diz-me a funcionária muito educadamente " Tem de pagar as fotocópias, srª professora." E em jeito de desculpa "São as ordens que eu tenho, srª professora."
Confesso que pensei estar numa escola que tem a veleidade de me querer reduzir a pessoa acéfala, coisa que eu não sou.
"Não pago." respondi eu "Vou resolver o problema à direcção, mas garanto-lhe que não pago os instrumentos que vão condicionar a minha avaliação interna enquanto funcionária nesta escola."
E toca de avançar escadas acima, com a papelada na mão, que é mais do que muita, constituída por Ficha Auxiliar da Avaliação da Planificação, Instrumento de Registo de Avaliação de Desempenho dos Professores - Observação de Aula, Instrumento de Registo de Avaliação de Desempenho dos Professores - Análise Documental, Ficha de Registo de Avaliação Efectuada pelo Director. Treze folhas no total.
Lá chegada repeti "Não pago. Não pago as fotocópias de documentos internos desta escola, que eu tenho de analisar pois vão condicionar toda a minha avaliação." E acrescentei "Sinto-me insultada. Mais, sinto-me gozada. E não pago não porque não tenha dinheiro para pagar. Não pago por uma questão de princípio. Nem que fosse um cêntimo. Recusaria da mesma forma o pagamento. Tenho os meus impostos em dia que sempre cumpri escrupulosamente. Só me faltaria agora ter de pagar para ser avaliada pelo Ministério da Educação! Só me faltaria agora pagar a minha própria avaliação! Podem fazer uma lista negra, a começar por mim, daqueles que desobedecem às ordens superiores. NÃO PAGO. E podem até colocar-me um processo em tribunal. NÃO PAGO! SINTO-ME INSULTADA, ACHINCALHADA, GOZADA. E NÃO PAGO."
E lá desci com as fotocópias na mão, sem as pagar, claro está, nervosa, alterada e irritada com a situação mesmo mesmo bem para ir leccionar uma aula de História ao meu 9º G.
No intervalo seguinte quando entrei na sala de professores a primeira coisa que soube pelos meus colegas foi que o problema estava resolvido e as fotocópias seriam gratuitas para todos os professores.

O meu "post" deste dia 4 de Março de 2008 é assim o testemunho do clima desnorteado, precipitado e conflituoso que se vive hoje nas escolas.
Cheguei a casa nervosa e com arritmias cardíacas. O clima está de cortar à faca e à mínima coisa poderá ficar completamente fora de controlo. Tive de tomar um calmante, logo eu que nunca tomo nada destas coisas! Deitei-me a dormir. Exausta.
Alguém me tira deste filme?

4 comentários:

joao disse...

es7ou mui7o orgulhoso de 7i anabela!

assim mesmo!

abaixo a avaliaçao

Anabela Magalhães disse...

Obrigada meu querido João. Nunca desistas de lutar por aquilo em que acreditas, nunca desistas de defender os teus pontos de vista se vires que eles são os correctos, mesmo que vás contra a ordem instituída. E eu nem digo abaixo a avaliação. Eu exijo ser avaliada, mas a um terço do fim do ano lectivo? Com um sistema de avaliação extraordinariamente burocrático como este? Não brinquem comigo!
Beijocas e obrigada pelo teu apoio.

Céu disse...

“Une tête bien faite est une tête qui cherche les défauts humains,

une tête exceptionnelle est une tête qui découvre ces défauts humains,

une tête géniale est une tête qui, après les avoir trouvés, attire l'attention sur ces défauts découverts,

et avec tous les moyens dont elle dispose, désigne ces défauts.”

Thomas Bernhard (Maîtres anciens)

Um abraço.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelo teu apoio, minha querida amiga. E obrigada pelo texto, lindo, que me mandaste. Chega de apatia. Chega de engolir em seco. Chega de fazer de conta que tudo está bem no Ensino. Chega.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.