domingo, 16 de março de 2008








S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Olhar de Pássaro II

A minha filha anda a queixar-se muito ultimamente. Que o meu blogue só trata de manifs, de coisas de professores, que só trata de política. É natural. É natural que o ambiente que se vive hoje em dia na Educação em Portugal se reflicta neste blogue. E a Joana continua com as suas críticas. Que o meu blogue está uma seca, que era muito engraçado e que agora está a perder a piada porque não me reflecte tanto enquanto pessoa, singular, que sou. Permito-me discordar. O meu lado combativo, corajoso, lutador, honesto, assumido, está por aqui espalhado aos molhos nos "posts" que vou fazendo. Mas também lhe reconheço uma certa razão, e dou a mão à palmatória, no sentido em que de facto está um pouco obsessivo na temática tratada e por isso prometo-lhe esforçar-me por diversificar os temas, sem descurar no entanto assuntos importantes que se repercutirão nas minhas práticas profissionais ao longo dos tempos.
Por isso aqui deixo este olhar de pássaro nas fotografias que captei na passada quinta-feira, das varandas e janelas do prédio do meu dentista que tem estas vistas privilegiadas sobre o meu umbigo, sobre S. Gonçalo, e sobre o meu rio, o Tâmega. De facto muitos de nós, amarantinos, temos a sorte de morarmos e trabalharmos em sítios onde a paisagem entra sem pedir licença... e que paisagem. Amarante continua bela, postada agora do lado oposto ao que já postei faz tempos neste blogue. Amarante continua bela, vista seja de que lado for, seja em que estação for, agora com um cheirinho já a Primavera que se sente no ar, no verde tenro que desponta nas árvores, nas flores que já dominam as paisagens, na passarada que chilreia pelo ar, no ar quente e ensolarado que nos vai aquecendo a alma.
Continua a ser lindo de se ver. Continua a ser lindo de se fotografar. E como eu estava a precisar de me ausentar, por momentos, do velório que paira na sala de professores da ESA. Foi parte da minha tarde de quinta-feira passada. Passada entre uma consulta no dentista, um safari fotográfico e uma reunião de grupo, que o trabalho na escola não nos dá tréguas.

5 comentários:

Pedrovski disse...

A divagar por aí descobri o blog por acaso e tenho a dizer: bonitas fotos de Amarante!

henrique santos disse...

De facto Anabela, Amarante, terra da minha mãe e onde passei muitas férias continua a ter muito de belo. Gostei muito das fotos.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Pedro e Henrique, pelo elogio das fotos mas a verdade verdadinha é que é difícil fotografar Amarante sem que sejamos surpreendidos pela sua beleza interminável. Seja Verão ou Inverno, faça sol ou faça chuva, até no meio do nevoeiro, Amarante é sempre de uma beleza surpreendente.

Raul Martins disse...

Obrigado por estes olhares de pássaro. Vi, revi, voltei a rever as fotografias. Parabéns. Não basta fotografar... é preciso cumplicidade com aquilo que fotografamos para surpreender. Não deixe de ouvir os conselhos da sua filha apesar do cambate precisar de todas as vozes que lhe possam dar corpo.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Raul. Recebi a crítica da Joana de mente aberta, como de costume, e já dei a mão à palmatória.
Obrigada por gostar das fotografias.
E já que gostou tanto destas procure umas tiradas em dia de nevoeiro - post de dia 17 de Janeiro; e ainda as fotos de Amarante postadas nos dias 21 e 16 de Dezembro. Acho que vai gostar.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.