segunda-feira, 19 de maio de 2008

Educação pelo Exemplo






Educação pelo Exemplo

Lembram-se de aqui ter referido o péssimo comportamento das turmas do 9º F e H?
Pois na aula seguinte falei com os meus meninos e meninas e pedi-lhes uma reflexão pessoal e honesta sobre os acontecimentos já passados e uma sugestão de reparação relativamente às duas técnicas que tiveram a amabilidade de se deslocar à escola, para os elucidar sobre um assunto tão importante para eles e tão determinante para as suas vidas, como o da sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. Não lhes apontei pistas nem dei sugestões. Gosto de os deixar raciocinar e reflectir livremente, gosto de lhes passar responsabilidade para as mãos. Eles não são nenhuns bebés e não merecem ser tratados como tal. Pois a sugestão mais apontada por eles, por escrito, foi um pedido de desculpas, igualmente escrito, dirigido a essas mesmas técnicas.
Hoje foi dia de passarmos da teoria à prática. Lá lhes li os dois textos nas duas turmas frisando que os dois textos apenas diferiam no facto de eu ser a primeira a pedir desculpa na minha turma do 9º F, já que a responsabilidade do seu comportamento era minha e que obviamente eu tinha também responsabilidade no acontecido.
Antes de assinarem, um a um o nome todo, fiz-lhes ver que se houvesse alguém que em consciência e honestamente sentisse que não contribuiu para a "feira" que se instalou na sala C1 e se em consequência disso sentisse que não devia assinar era, obviamente, inteiramente livre para o fazer.
Devo registar com agrado que todos assinaram, mesmo o Zé Diogo e o Ricardo Abreu que não tiveram nada a ver com aquele ataque de loucura que lhes deu naquele último tempo da manhã. As técnicas devem ter ido a pensar que eles eram uns meninos sem qualquer educação o que está longe de corresponder à verdade. São, no geral, educadíssimos, e é essa a imagem que nos esforçamos agora por reparar.
Registo com muito agrado que todos eles assinaram, mesmo o Eduardito que tentou fazer batota para ver se escapava. Quando eu o chamei à atenção, um pouco contrariado bem sei, lá assinou onde todos os seus colegas tinham já assinado.
Assunto resolvidíssimo sem necessidade de envolvimento das DTs que já têm stresse que chegue, esmagadas em burocracias diversas, neste final de ano lectivo.
Estou feliz por mim, mas principalmente estou feliz por eles.
Porque estão no bom caminho e a começar a voar sem imposições, assumindo as suas responsabilidades livremente. A apropriação dos conceitos de Educação, Liberdade, Responsalilidade e Democracia também se faz por aqui. Não aguento mais a confusão e os exemplos de Democracia sinónimo de bandalheira. Porque não são sinónimos. O exercício da Democracia e da Liberdade tem de ser sinónimo de Responsabilidade Acrescida.
Parabéns e beijos para todos. Jamais esquecerei este dia. Feliz.

16 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Sou aluna do Luso-Francês e, em conjunto com a minha turma, iniciei agora o geozenite.blogspot.com, que trata de assuntos sobre geografia.
Venho destacar também o lusografias.blogspot.com, um blog construido pela nossa professora de Português (Eunice Maia) onde mostra trabalhos realizados pelos alunos, entrevistas, crónicas e ainda excertos de filmes, ... Muito interessante e completo, tudo relacionado com a nossa Língua Materna.

Esperando que os visitem me despeço,
Maria Gaspar

Anabela Magalhães disse...

É evidente que farei uma visita, com todo o gosto, aos vossos blogues.
Bom trabalho!

Avó Pirueta disse...

Anabela, minha Princesa, hoje tive um dia muito difícil, desde as 6h36 da manhã. Ler-te foi um raiozinho de sol. Porque às vezes a Vida dói, sim, mas essa dor também é precisa para darmos valor a todos os outros dias bons. Parabéns. É mesmo assim, é dessa massa e com essa olaria que eles se fazem. Um abraço da Carmo

Anabela Magalhães disse...

E tu também és um raio de sol a entrar neste blogue.
Quanto a eles... estão em construção, tal como eu!!!
Beijocas

>Anarki99 disse...

Por acaso não se está a referir ao Zé Diogo do 9º H pois não? xD

Anabela Magalhães disse...

Por acaso estou Anarki99.
Gosto da irreverência desse teu nome... ai que me ia fugindo a escrita para o verdadeiro!!!

Dianita disse...

E tambem pode dizer que o 9ºH cresceu imenso...

Before - completamente uns selvagens

Now - Uns macacos(saltam de árvore em árvore)

After - Uns adolencentes 5*

:D

Anabela Magalhães disse...

O 9º H cresceu imenso nestes 3 anos, tal como vos disse hoje de manhã.
Selvagens?! Macacos?!
Só tu te lembrarias duma destas, Dianita!!! :D
Vós já sois adolescentes 5 estrelas.
Tenho dito.

Raul Martins disse...

Responsabilidade Acrescida. E a todos os meus parabéns pelo gesto. Não consegui aumentar os textos para ler ( e penso que não é necessário ) mas pressinto o que escreveram. E também fico feliz, feliz pela Anabela e feliz pelos alunos.
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Raul, pela palavra encorajadora sempre presente.
E o sorriso?! Que é feito da tua cara aberta num sorriso rasgado e genuíno que me entrava blogue adentro?!

EMD disse...

Eu já tinha dito ao Raul que tenho saudades do sorriso. Não que o novo avatar seja insignificante... e é verdade que às vezes precisamos mudar alguma coisa.
Que é o que tu fazes, Anabela, e não só na escola.
Gostei dessa lição de civilidade, de respondabilização. É tão raro, hoje em dia, ouvir um sincero pedido de desculpas, principalmente de gente crescida, que devia dar o exemplo.
Fico feliz por teres ficado feliz.
E agora, vamos lá ao coro: Queremos o sorriso do Raul!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Elsa. Quando erramos é o que temos a fazer. Se toda a gente actuasse assim muitos dos problemas seriam logo resolvidos à nascença... acho eu.
E queremos o sorriso do Raul a entrar nos nossos blogues... queremos. Pronto!

Raul Martins disse...

O meu sorriso há-de ir sempre por esse rio e serra acima,por esses mares até África... só que vai pelo sorriso dessas crinças. E pronto!

Anabela Magalhães disse...

Respeito, claro... mas lá que preferia o original...

Ocix disse...

Dianita o que dizes é verdade mas podias usar outos exemplos porque nós raciciona-mos, sabemos fazer fogo... Não somos como os macacos. E também por exemplo hoje em dia há alguns selvagens só que estes sabem pensar por isso foi mal dita essa tua frase pois os macacos pensam menos do que os selvagens. Mais atenção às leis de Darwin. Mas por hoje passa este atentado à teoria de Darwin.

Anabela Magalhães disse...

Ocix, seu trapalhão, é raciocinamos. :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.