segunda-feira, 8 de setembro de 2008



Formação Contínua

Continuo a fazer formação contínua seguindo a lógica do que me parece relevante para a minha actividade profissional.
Vai daí inscrevi-me na acção de formação, que desde hoje frequento, intitulada "Planificação de Experiências de Aprendizagem para o Desenvolvimento de Competências em História", ministrada pela formadora Marília Gago, da Associação de Professores de História.
A acção, a decorrer no Colégio de S. Gonçalo, veio mesmo a calhar em termos da gestão do meu tempo. Hoje e amanhã duas sessões presenciais de dia inteiro, mais sessões autónomas para trabalho com os meus alunos que terão de perfazer mais 25 horas, e para finalizar duas sessões presenciais em dois sábados de maratonas, igualmente de dias inteiros. Total de 50 horas com possibilidade de obter dois créditos em formação específica na minha área. A acção não me colide com aulas, o que é bom, e não é no fim de extenuantes dias de trabalho lectivo, o que é óptimo. E é já de rajada, em período de muito trabalho, sim, de preparação do ano lectivo, mas ainda não de esgotamento como talvez se venha a verificar este ano lectivo, envolvidos que seremos em tralha associada à avaliação de desempenho.
A modalidade da acção é a modalidade oficina, o que quer dizer que nós, formandos, não somos meros agentes passivos, tal e qual como os nossos alunos dentro da sala de aula não devem ser.
Hoje foi a primeira sessão. Excelente.
Fiquei a pensar na formação a que já assisti ao longo da minha vida profissional e a fazer um balanço mental.
Formação ministrada por pessoal da DREN, uma vergonha.
Formação ministrada por pessoal dos Centros de Formação, da vergonha à excelência.
Formação ministrada por pessoal de várias editoras, nomeadamente da ASA e da Porto Editora, e da Associação de Professores de História, excelentes na sua esmagadora maioria.
E fico a pensar o que seria de nós, professores, entregues à "bicharada" duma DREN!
Safa! Livra!

7 comentários:

Raul Martins disse...

Gostei da tua apreciação ao conjunto de "tipos" de formação. O remate do teu texto está excelente. Agora não te queixes se aparecer uma inspecção ao teu blogue. Vejo que estás em forma e ainda bem.
.
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Eu sou muito dona do meu nariz, Raul. E tive alguns excelentes professores que me alertaram para a importância de se manter um espírito crítico sobre as várias componentes e vertentes da vida, ao longo da vida. Mantenho-o. E faço questão de o cultivar. Acho que sem isso seria um, sei lá, um vegetal!
Quanto à DREN é melhor nem falar mais. Só te digo que já tive uma contenda no tribunal administrativo com a tutela e que a ganhei. É que a razão está do nosso lado quando está do nosso lado! Esta foi gira não foi? :)
E mantenho. Fiz duas formações com pessoal da DREN há relativamente pouco tempo. Uma vergonha, foi o que foi. E senti vergonha, eu, por serem tão baixo nível. Aliás foram as mais baixo nível a que já assisti até hoje. Fica aqui dito.
Quanto à minha contenda com a tutela se digitares o meu nome na net és bem capaz de ir parar ao texto do acordão sobre o meu caso. :)
Ah! E estou a ficar em forma!Beijinhos.
Fica bem.

Anabela Magalhães disse...

Olha Raul, até to deixo aqui. Mas ao tempo que eu não olhava para esta tralha!!!! Serve para recordar que parece que ainda estamos num país de direito. :) Bom, ou estávamos! :)
http://www.dgsi.pt/jtca.nsf/a10cb5082dc606f9802565f600569da6/dc460d512e8692298025718d0037efb3?OpenDocument

Raul Martins disse...

Obrigado pela partilha. Já lá fui dar uma olhadela. Não passei a pente fino porque aquilo ainda é muita "tralha" mas entendi o que estava em jogo. Eu também acredito que ainda estamos num pais de direito pese embora as sombras que surgem no horizonte.
.
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Parece-me que és capaz de ter razão quanto às núvens negras no horizonte. Tenho a "percepção" que as coisas já estiveram melhor neste país.
Fica bem, Raul.

Avó Pirueta disse...

Oh gente de pouca fé! Vocês não ouviram o nosso PM hoje? E o nosso S.E.? Então não estamos no país das maravilhas? Basta pôr internet em cada sala, não é preciso os professores maçarem-se.
E quanto à tua formação, fico feliz por ti. Porque estás a usar o teu tempo de uma forma útil e interessante. E´o passado passou. Parafraseando George Bernard Shaw, muitas vezes podemos dizer que "Quem sabe ensina, quem não sabe, dá formação"...
Pois tu est´~as mesmo em forma para a luta. É bom. Estás vivíssima.
E não sei onde foste descobrir as aleluias no meu blogue mas se não és bruxa, até parece... Beijinhos e para a frente... que atrás nem sempre há gente.
Beijinho da Carmo

Anabela Magalhães disse...

Eu não ouvi. Nem vou ouvir. Só se for por azar. Para que ia perder o meu precioso tempo a ouvir o nosso primeiro falar de um país de ficção?
Quanto às aleluias, ... até que posso parecer... mas garanto-te que não sou.
Sou apenas um escorpião pacífico, Carmo! Kakakakaka
Bj

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.