quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Serra da Aboboreira - Amarante - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Serra da Aboboreira

Li com especial atenção, e confesso que com alguma desconfiança, cansada que estou de estudos sem consequências, que a serra da Aboboreira vai ser objecto de estudo e catalogação nas áreas do património cultural e natural. Se for mais um estudo para o molho dos papéis não servirá de nada. Se pelo contrário o estudo for seguido de intervenção correcta no terreno, será bem vindo.
A belíssima Aboboreira agradece.

«Baixo Tâmega: Estudo vai catalogar património cultural e natural da serra da Aboboreira

(Lusa) - A Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) adjudicou a execução de um estudo para catalogar e cartografar o património cultural e natural da serra da Aboboreira, anunciou hoje fonte da AMBT.
A serra da Aboboreira, no extremo noroeste do distrito do Porto, estende-se pelos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses e é conhecida sobretudo por alojar um dos campos arqueológicos portugueses mais importantes, escavado e estudado desde 1978.
Os primeiros vestígios de ocupação humana conhecidos são do período neolítico (4500 anos a.C.) mas as escavações revelaram a existência de uma vasta necrópole megalítica, sendo o túmulo mais conhecido o de Chã de Parada (ou Anta da Aboboreira), monumento nacional desde 1910.
Segundo a AMBT, o estudo pretende avaliar "o interesse estratégico da criação de uma área classificada, enquanto factor de competitividade territorial".
O estudo de caracterização, que terá a duração de um ano, avaliará na primeira fase a totalidade da área dos três municípios, seleccionando uma área menor na segunda fase para a realização de estudos de pormenor."
O estudo contribuirá para uma gestão pró-activa de uma parte do território do Baixo Tâmega com grande significado patrimonial, potenciando a articulação entre projectos e iniciativas de valorização e promoção com incidência no território", preconiza a AMBT.
Para o presidente da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, Manuel Moreira, o estudo de marketing que a associação de municípios elaborou recentemente veio revelar “que a falta de produção de conhecimento sobre o património do território" constitui "um constrangimento à organização de produtos de turismo".
O autarca do Marco de Canaveses considera importante desenvolver um programa abrangente para o território rural da Aboboreira, que conduza "à necessária valorização da sua paisagem cultural e natural".
Fonte da AMBT disse à Lusa que o estudo do património cultural da Aboboreira foi adjudicado à empresa Arqueologia e Património, enquanto a vertente natural será elaborada por equipas multidisciplinares de três instituições de ensino superior do norte do país.
Foram celebrados protocolos com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).»
in http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=1565

Nota - Obrigada, Helder, pela dica.

4 comentários:

Passiflora Maré disse...

Bem, as mamoas da serra da Aboboreira já foram escavadas , depois vandalizadas, depois cercadas, depois vandalizadas, e agora quase já nem se reconhecem.
Sei do que falo porque andei lá um ano com os arqueólogos, vi os vestígios arqueológicos aparecerem de debaixo da terra e passo lá frequentemente para as ver...
A ver vamos!

Anabela Magalhães disse...

E agora foram intervencionadas!
A ver vamos, Passi, o que vai sair daqui.
Bj

EMD disse...

Belas: paisagem, foto e fotógrafa!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Elsa. Gostei que gostasses.
Beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.