segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Partilha Generosa

No passado dia 17 recebi uma mensagem no meu correio electrónico que me deixou orgulhosa e feliz.
Uma colega de História, de seu nome Vera Amaral, entrou em contacto comigo para me dar os parabéns pelo trabalho que tenho desenvolvido em PowerPoint para as minhas aulas do básico. Já não é a primeira vez, nem será por certo a última, que recebo e-mails de colegas a darem-me uma palavra de alento e encorajamento, mas este e-mail tocou-me particularmente pelo seu conteúdo, pela sua extensão, pela seu teor que me fez percepcionar que a minha interlocutora fala a minha linguagem. Vai daí senti muitas afinidades ao ler o seu texto. A Vera ama o seu trabalho, partilha a leccionação de Cursos de Educação e Formação comigo, partilha igualmente o desejo de melhorar as suas práticas lectivas com recurso às novas tecnologias que igualmente utiliza. Gosto de falar com quem me entende e fala a mesma linguagem, sabendo, na prática, do que estamos a falar.
Respondi-lhe agradecendo as suas amáveis e generosas palavras e disponibilizando-me para qualquer ajuda que possa dar.
E é mesmo aqui que quero chegar. À importância da partilha e à progressão que todos nós faremos através desta mesma partilha que, infelizmente, ainda não faz parte do dia-a-dia de muitos, mas que terá de fazer.
E o que recebi em troca? Mais partilha. A partilha generosa de um PowerPoint para uma aula de CEF`s. Confesso que me deixou sensibilizada e a pensar que as surpresas agradáveis vêm de onde menos se espera. Neste caso de longe, e de uma colega totalmente desconhecida.
Amei, Vera.
Aqui te deixo o meu agradecimento público.
E a constatação: estamos no bom caminho!

5 comentários:

Anónimo disse...

É bom saber que há professores que têm consciência que há sempre mais alguma coisa a fazer e que sabem que o enriquecimento profissional deve durar para sempre! Parabéns, que r à prof. Anabela, quer à prof Vera

Anabela Magalhães disse...

Muitos de nós têm esta atitude curiosa perante a vida e assumem que sabem muito, mas mesmo muito, pouco e que é necessário trabalhar sempre sem parar. Tudo a favor dos nossos alunos, para que as aulas sejam prazenteiras para ambos os lados.
Quanto à burrocracia só nos sufoca e é estéril, estéril que nem sabes!
Ando cheia dela. E a vomitar burrocracia.
Fica bem.

Elsa C. disse...

Será que a ausência de partilha (saberes, estratégias, recursos) se relaciona com um deficit de auto-confiança e de auto-estima? Quem é... mau terá, sempre, motivos para a temer. Não te parece, Anabela?


P.s.: merci pela ajuda matinal. Amanhã dominarei a máquina!!!!!

Anabela Magalhães disse...

Tu já dominas a máquina. Hoje não viste que eu, a "expert" das projecções, esbarrei nos aparelhos que se recusavam conectar?! No problem. Heeeelp, sr. Nuuuunoooo!
Amanhã correrá melhor.
Como diz a nossa amiga Escorpião Verde "Não se marafem!" Por isso não nos marafemos!
Quanto à explicação para a não partilha acho que poderá passar por aí, pela insegurança, mas também por uma mentalidade pouco sensibilizada para os benefícios desta mesma partilha. Partilhando as partes saiem beneficiadas. É tão simples quanto isto.
Mas as mentalidades mudam. Olé, se mudam.
Beijocas
Anabela, sempre ao dispor :)

maria eduarda disse...

Continuem naquela de não se marafarem. Pratico há muito a partilha, nesta profissão. É benéfico para todos, sem dúvida.
E já agora Escorpião Azul, quando estiveres cheia de genica, stress..."pranta-te queda".
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.