sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Tenha Um Professor Sempre à Mão


Be Fabulous - Budapeste - Hungria
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Tenha Um Professor Sempre à Mão

Encontra-se no limite da exaustão?
Não vislumbra qualquer solução?
Não se sinta amofinado,
o estudo está terminado.
Para toda e qualquer situação,
tenha um professor sempre à mão.
Dá um jeitão!!!!!

Dudú

Iniciei esta postagem com uma poesia da Dudú pois era uma pena esta pérola irónica ficar escondida lá atrás nos comentários.
A caricatura é apropriada e de facto os professores são cada vez mais "pau para toda a colher"!
É verdade que os professores são masoquistas e gostam de bater em si próprios. É verdade que os professores têm a mania de fazer mais do que aquilo que lhes é exigido por lei. É verdade que os professores têm, no geral, uma elevada consciência cívica que não lhes permite estar em casa descansadinhos quando sabem que as suas crianças ou adolescentes não estão bem. Os problemas estão a aumentar nas famílias e esta degradação económica, social e cultural reflecte-se de imediato nos nossos alunos e faz com que não tenhamos um minuto de descanso dentro e fora da escola. Os problemas aumentam a cada dia que passa e é preciso dar-lhes solução, tentar até ao impossível endireitar cabeças que vêm entortadas de casa. Tanto que até dói!
Eu já olho para mim própria e vejo-me como um 112 da ESA pois, de facto, passo a vida a acudir a situações complexas e a Anabela Maria, euzinha, ora faz de mãe, ora faz de professora, ora faz de conselheira, ora faz de confidente, ora faz de amiga, ora faz de psicóloga, ora faz de assistente social, ora faz de administrativa, ora faz de explicadora, ora faz de mestra, ora faz de animadora, ora faz de instrutora, ora faz de tutora, ora faz de motivadora, ora faz de esteio, ora faz de balança, ora faz de bateria recarregável, ora faz de polícia, ora faz de controladora, ora faz de fiscal, ora faz de correctora, ora faz de juiz, ora faz de advogada... às vezes do próprio diacho!...
Safa!
É conteúdo funcional a mais! Principalmente se se estende por nove, dez, onze, doze, ou mesmo mais, horas de trabalho!
E no fim de tudo isto... be fabulous Anabela Maria! Be fabulous!
Mesmo se te sentes um trapo!

9 comentários:

maria eduarda disse...

Be fabulous Anabela Maria.
Merci bien!
Hoje estive a acalmar duas alunas...tantos problemas, tanta desatenção dos pais, dói mesmo. E ainda dói mais, quando a minha miúda, olhando-me nos olhos me diz:"Gostava que a minha mãe fosse como a professora!".
E se dói, Anabela!

Anabela Magalhães disse...

Eu sinto-me cada vez mais bombeira... o que vale é que tenho bastante prática dos incêndios da Aboboreira...
Já há uns anos que não era directora de turma e para retomar a prática fui brindada com uma como eu nunca tinha tido em toda a minha vida! Mas é que tenho cada caso que não lembra o diabo! E a cada passo é ver-me em reuniões com técnicos e os(as) respectivos(as) alunos(as) e as minhas lágrimas a serem sustidas a custo nos olhos!
Bolas para isto! Esta profissão assemelha-se cada vez mais a um carrocel de emoções!
Hoje foi um dia desses.
Bolas!

maria eduarda disse...

Como te compreendo! Como tão mal nos compreendem, aqueles que deveriam estar do nosso lado!
Como fica a nossa cabeça depois de certos dias... Só quem está nesta profissão de corpo e alma, e não quem passa só por ela.
Descansa amiga... Infelizmente, ainda há muitos miúdos que precisam de nós, a nível emocional.
Bôa nôte, sonhos lindos!

Anabela Magalhães disse...

Quem senta o rabo nas cadeiras da 5de Outubro sabe lá o que é ser professor!
Tu não vês que estamos rodeados de xicos espertos?! De trampolineiros?!
De gente incompetente?!
Que nojo!
Espero que amanhã esteja sol... sábado e sol dá uma conjugação de deixar feliz qualquer cristão!
Bôa Nôte também para ti ó africana!
Jocas

maria almeida disse...

Estava a lê-las e o meu pensamento a fazer coro com os vossos desabafos.
Ando completamente angustiada com a grave crise que o país atravessa e que se reflecte, incontornavelmente, no nosso quotidiano escolar.
Não é só a nível emocional que os alunos precisam de nós, Maria Eduarda. É,também, cada vez mais, a nível económico. Tenho alunos com fome, a pedirem ajuda a DT, durante o fim-de-semana porque não têm comer em casa e estão deseperados porque às sete da noite ainda não comeram nada. E lá vou eu para o supermercado mais próximo comprar mantimentos suficientes para uma semana. Volto para casa e choro porque nesta minha missão de bombeira apenas apago fogos pontuais mas não consigo impedir que eles reacendam nem que novos focos de incêndio surjam.
Sabem lá esses trauliteiros o que é ser professor!

Anabela Magalhães disse...

Mas é que não sabem mesmo! Estão completamente alheados e afastados da vida real das escolas.
E palpita-me, Maria, que isto ainda vai piorar.
E que vai sobrar para nós, como sempre!
Beijinhos

EMD disse...

É, senhoras colegas! Não ficamos só pelo despir da capa de penas e dores à porta da sala de aula. Levamos as dos alunos para nossas casas. Corrigimos os trabalhos a meias com o desespero por não podermos corrigir outros aspectos da vida deles, e da nossa.

EMD disse...

A Dudú, agora a branco e preto, é poeta do quotidiano. Sabe passar a verso os pequenas e grandes dramas do nosso dia-a-dia.
Parabéns, Dudú! Um dia destes deixo rasto no teu condomínio.
Bejicas

Anabela Magalhães disse...

Sem duvida, Elsa D, e a minha direcção de turma está a deixar-me esgotada. É que nem ao fim-de-semana tenho descanso! :(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.