terça-feira, 15 de junho de 2010

Amarante - Novas do Novo Mega Parido Pelo ME

Amarante - Novas do Novo Mega Parido pelo ME

No dia 11 de Junho resolvi meter pés ao caminho para confirmar os rumores, mais do que prováveis, do nascimento do novo Mega cá de Amarante - Secundária + Marão.
Mas não obtive confirmação junto do França como se pode confirmar pela conversa tida na caixa de comentários do Gato que Fala e que transcrevi para este post.
Este fim de semana também não obtive feedback junto da A. que me afirmou desconhecer em absoluto o cozinhado ainda no segredo dos deuses.
Pois já é público. Soube-se hoje. O ME deu um ar da sua graça e pariu mais um Enorme.
Aqui deixo a confirmação do Enorme-Mega, comunicada hoje em reunião geral, e transcrita do blogue do França.
Ai que novela!
Resta-me acrescentar que o meu palpite é que não ficaremos por aqui. Seguindo o raciocínio por detrás da opção política, meramente economicista, o ME ainda vai parir mais um Mega-Enorme ou Enorme-Mega aqui para o concelho de Amarante
Vai uma aposta?
Aceitam-se palpites neste blogue.

Anabela Magalhães disse...
Conheço tão bem a letra dessa música de que falas...
Ah! É verdade que a Secundária se vai fundir com o Marão?
Que sabes?
11 de Junho de 2010 00:06
António França disse...
Fundir com o Marão?!... Não sei de nada.
11 de Junho de 2010 01:00
Anabela Magalhães disse...
A sério? Sei de várias fontes que o Marão se extingue enquanto agrupamento. Não tem o número mínimo de alunos exigido e, consequentemente, vai ter de integrar um outro agrupamento, ou então a secundária. Por outro lado a secundária não pode permanecer enquanto escola não agrupada. O ME não deixa. A Secundária tem ao todo 2 mil e qualquer coisa alunos, não tem? Mais os 400 e tal do Marão... bingo!... faz os tais 3 mil alunos, mais coisa menos coisa, que a tutela quer por cada mega-agrupamento. É claro que tudo isto está a ser cozinhado no segredo dos deuses... ou será no segredo dos diabos?
E é claro que ides ter de novo um conselho provisório... e patati patatá!
Indaga.
Beijocas!
11 de Junho de 2010 01:39

"Ficamos hoje a saber que o ME pretende criar um mega-agrupamento de escolas composto pela ESA e pelo agrupamento de escolas do Marão. A notícia foi dada no final da reunião geral de professores de preparação para o serviço de exames. Foi a surpresa geral e as reacções não tardaram, com alguns colegas a manifestarem-se contra esta junção de escolas. Não se entende a lógica pedagógica por detrás desta mania da criação dos mega-agrupamentos. A efectuar-se a fusão, e tudo indica que a decisão está tomada e é irreversível, o novo agrupamento terá uns 3 000 alunos, indo do pré-escolar até ao 12.º ano, incluindo ainda os adultos que frequentam o CNO´s e os EFA´s.
Admite-se que poderá haver alguma vantagem burocrático-administrativa e financeira com a fusão das duas escolas, mas não se vislumbra nenhuma vantagem pedagógica. Bem pelo contrário! Por outro lado, a forma como este processo foi conduzido, no segredo dos deuses e sem passar cavaco aos órgãos de gestão da ESA, no mínimo revela uma manifesta falta de respeito pela comunidade escolar. Nem tão pouco o órgão máximo de direcção da escola, o Conselho Geral, foi informado de nada e muito menos se pediu a sua opinião. Isto é a prova provada que a Escola, contrariamente à retórica do ME, não é uma comunidade educativa mas sim um mero serviço local do Estado, e como tal sujeito à sanha pseudo-reformista e concentradora do ME.
Era bom que o Conselho Geral reunisse com carácter de urgência para discutir esta fusão e tomar uma posição. E seria bom que os professores e restante comunidade escolar se pronunciassem. É inadmissível o que o ME pretende fazer!... Os critérios administrativos e financeiros não se podem sobrepor aos critérios pedagógicos e aos interesses dos alunos das duas escolas."

1 comentário:

Anabela Magalhães disse...

Bolas! Não há palpites?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.