segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

S. Gonçalo e Bombos


Arruada - Grupo de Bombos de Jazente - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

S. Gonçalo e Bombos

O S. Gonçalo é matreiro, todos o sabem. Para começar, assume o papel de Santo quando apenas é Beato. Depois monopolizou três datas de festarolas sem fim, a saber: 10 de Janeiro é o seu dia, e lá temos direito a sequilhos e doces de S. Gonçalo e bombos; se a data calha a dia de semana a festarola maior é no Domingo seguinte, e já vamos em dois dias de festejos com mais sequilhos e doces de S. Gonçalo e bombos; depois, o santo que é beato, ainda tem a lata de acumular a festa do primeiro fim-de-semana de Junho, e já vamos em seis dias porque só nesta festa comemora-se o S. Gonçalo durante sexta, sábado e domingo.
Eu dou continuidade às malandrices. As festas foram ontem e eu coloco-as somente hoje no meu blogue, ilustradas pelo Grupo de Bombos de Jazente, onde tenho muitos ex e actuais alunos entre os tocadores.
Amo o som primitivo dos bombos. Aliás, eles embalam-me os dias neste blogue. Amo a beleza e a força dos tocadores, novos e velhos, amo o som que entra dentro de mim e se aloja no meu coração e no meu cérebro e me deixa de sorriso de orelha a orelha.
Movimento-me entre os tocadores como se estivesse em família, beijinhos para cá e beijinhos para lá e como é que vocês estão? E o que é feito da vossa vida? que eu sempre fui cusca e gosto de saber novas deles. Dos alunos que, mesmo sendo ex, serão "meus" para sempre.
Aqui os deixo. Aos tocadores do Grupo de Jazente.
Obrigada por passarem pela minha rua fazendo-me correr para a varanda, logo pela manhã, vendo-vos passar de cima, escutando o som vindo do fundo, ecoando na rua estreita...

6 comentários:

Tecas disse...

Trovões de alegria!!!!!!!!
É mesmo um calor de alma ouvi-los e que bom haver gente nova a dar vida a esses tambores.

Anabela Magalhães disse...

Que bonita expressão para o som dos bombos - trovões de alegria!
Subscrevo-a e subscrevo o calor que nos aquece a alma.
Aqui pelas aldeias ainda vai havendo alguma juventude que participa nesta actividade tão importante e que fomenta a coesão das comunidades rurais.
Fui/sou professora de muitos, integrados nas turmas de CEF que já fui tendo ao longo da minha vida. Fui/sou uma professora orgulhosa deles.
Bjs

zinhapereira disse...

São LINDOS, os nossos meninos!!!

Anabela Magalhães disse...

São lindos, Zinha. Nós sabemos.
Beijinhos

Unknown disse...

Professora Anabela,
Apesar dos anos que já nos separam da escola AOT, não posso deixar de diregir-me a si e aos restantes excelentes professores que lá conheci tratando-a por professora! Embora na memsa cidade, poucas são os encontros, mas na minha memória encontro-a muitas vezes!
Com saudades,
Um beijinho
Sua "ex"-aluna, Fátima Mendes.

Anabela Magalhães disse...

Olá Fátima!
Quantas saudades da "Nossa Escola" AOT, que é o mesmo que dizer Escola de Artes e Ofícios Tradicionais de Amarante, aquela que o ps espatifou em três tempos e que perdura e perdurará na nossa memória. Saudades vossas, dos colegas, excelentes colegas que lá encontrei, da direcção, dos funcionários, exemplares. Aquela Escola foi "Home" para muitos de nós, não foi?
E agora diz-me, como vai a tua vida?
Beijinhos grandes da tua professora, agora bem mais velhota... e agradeço-te teres deixado aqui a tua pegadinha...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.