domingo, 16 de janeiro de 2011

Decisão - Terapia Diária

Decisão - Terapia Diária

Quem me conhece sabe que sou uma trabalhadora incansável. Quem frequenta este blogue, e o outro também, sabe-o igualmente já que não o escondo de ninguém, envergonhada quiçá pela atitude. Muito pelo contrário, orgulho-me dela, orgulho-me de ser Funcionária Pública, orgulho-me de dar o litro pela Escola Pública. Apesar da Tutela.
Gozada durante anos pelos moinas, a ouvir bocas de gabo-te o gosto, ganhas o mesmo que eu ao fim do mês, ou sim, sim, no fim vais ter uma medalha... esses moinas nunca compreenderam que o que me move não são as medalhas, nem tão pouco o dinheiro, pese embora a sua importância.
Movo-me apenas pelo gozo imenso de fazer o que quero, pelo gosto de Ser o que escolhi Ser, de consciência livre, sim tive essa sorte, tive esse trabalho também e sim, é muito, que se prolongou pela vida que já vivi, pela vida que hoje vivo, pela vida que viverei até aos fins dos meus dias, assim o espero.
Por isso não admito que o desgoverno me roube nem um cêntimo do meu ordenado, tão duramente ganho.
Tive acesso, desde que se soube da decisão dos ladrões nos roubarem, a múltiplas tomadas de posição, de pessoas concretas que quiseram partilhar as suas decisões com um público mais vasto, como este da blogosfera, e uma houve que me marcou de forma indelével e fiquei a pensar nela, a pensar nela... que eu gosto de amadurecer certos assuntos como forma de refrear a minha impulsividade. A posição foi pública e afirmava o seu autor, grosso modo, que uma vez que era roubado em x por cento, diminuiria o seu trabalho na percentagem correspondente. Confesso que dei por mim a pensar mas que atitude inteligente, do que estes políticos da treta precisam mesmo é destas atitudes para verem do que a casa gasta e esbanjarem bem menos à custa do Zé Pagode, de mim, portanto.
Entretanto a minha decisão está tomada. Funciono assim, desde pequenina, os meus pais que me perdoem as preocupações infligidas, muito embora completamente infundadas, principalmente durante uma adolescência rebelde até dizer chega. Sempre funcionei pela minha cabeça, o grupo nunca me arrastou, mesmo tomando decisões contrárias às minhas e ficar só, defendendo uma posição, não me aflige ao ponto de me calar, de me anular enquanto ser humano, dotado de inteligência e razão e, acima de tudo, dotado de consciência de si.
Assim sendo a minha decisão foi/é fazer exactamente o que até aqui fiz, trabalhar feita doida se preciso for em prol dos alunos, não para mim, não para ter medalhas, não para receber mais ao final do mês porque vou receber menos.
O governo Sócrates não me conseguirá abastardar, por mais poderoso que seja, e com os exemplos nojentos que me dá conseguirá eriçar-me ainda mais a pele, o que para mim é bom, porque é sinal que estou viva estando viva... porque há quem estando vivo, esteja já morto... e eu abominaria isso para mim.
Sendo que o trabalho, que eu faço com um gosto extremo, gozando cada conquista, cada passo em frente, cada risco assumido, por vezes em corda bamba sobre os precipícios, construindo caminhos, funciona, para mim, como terapia diária para não me afundar na tristeza incomensurável por ver o meu país na situação em que está.
Afogo as minhas mágoas em trabalho e estou já em pulgas por acrescentar a este dirigido aos meus alunos, e até a alguns que não são meus, o trabalho que faço na minha terra de enxada em punho, acamando a terra que receberá os meus muros, caminhos e degraus deste ano, de serrote nas mãos, trepando a carvalhos, ajeitando copas, mexendo, tocando, transformando.
Continuo activa. Continuo escorpião. Azul, bem entendido.
E continuo Lara Croft... só para os meus ex do 7º, 8º e 9º F, é claro!, que estão agora prestes a abandonar a ESA rumo a outros destinos, espero que bem mais interessantes.
Estão a ver que continuo a caminhar decidida?

15 comentários:

Unknown disse...

Bonita e perfeita... parabéns...

Amado disse...

Parabéns colega, acho que todos deviamos proceder assim.

Anabela Magalhães disse...

Que bonito comentário à minha decisão, Black! Muito obrigada.
A minha decisão, pensada e amadurecida, é só resultante da minha consciência e do facto de eu querer continuar a adormecer em 5 minutos... ok, às vezes em 10! Eheheh...
Excelente resto de Domingo!

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada pelo apoio, Amado! Mas que bonito nome...
Sê bem-vindo a esta minha casa virtual.
Abraços!

Ramiro Marques disse...

Anabela
Concordo contigo. Parabéns pela tua força e energia. Não será o Sócrates que nos abastardará

Anabela Magalhães disse...

Caminhamos juntos, Ramiro, lutando continuamente pelas nossas convicções. Agradeço-te o apoio e o carinho.
Bjs e votos de excelente semana!

Hélio Matias disse...

Este "retrato" agora desenhado é...o que virtualmente imaginei!
Queixo-me das mesmas maleitas!
Não usufruí de benesses...trabalhei mais que os outros...no fim todos chegámos ao topo da carreira, mas...havia uma diferença...assumidamente eu fui melhor!
Parabéns colega...este depoimento só a dignifica.
Hoje sem...Ip!

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, colega Hélio!
Nós somos os assumidamente "burros de carga", não é assim?
É a vida! Não conseguimos ser de outro modo. E há quem nos acuse de exibicionistas... kakakakaka... para esses as minhas sonoras gargalhadas de desprezo... kaka!
Sem Ip! Seja!
Olhe, talvez lhe apareça pelo seu blogue um enormesco coleccionador de postais, de Guimarães, que entrou em contacto comigo. Remeti-o para o seu blogue e para o Pedro Barros, já que são os únicos coleccionadores que eu conheço...
Bjs

Stora Carla Nunes disse...

Concordo plenamente contigo, Anabela!

DIFERENTES SOMOS TODOS NÓS disse...

Gosto do seu Blogue. Acredito que seja uma belíssima professora. Mas...
Até agora a Anabela era única. Agora é uma entre muitas que se "lamecheiam" por aí.
Peço desculpa!

Anabela Magalhães disse...

Já somos alguns Stora Carla. Seremos cada vez mais, acredito nisto. A nossa positividade e combatividade derrotará o marasmo em que este país caiu. Assim o espero...
Bjs

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada pelas palavras de apoio relativamente ao meu blogue.
Quanto ao ser única, é certo que o continuo a ser porque diferentes somos todos nós, cada um com as suas circunstâncias, com os seus defeitos e virtudes, com os seus afectos, com as suas capacidades, com as suas vivências, gostos, valores... o que seja...
Confesso que não sei se percebi a parte da lamecha. Ora vamos lá ver - se lamecha é aqui usado no sentido daquela lamecha fácil do me estar a queixar de que trabalho muito e gostaria de trabalhar menos garanto-lhe que o meu post não foi feito nesse sentido. Que fique bem claro que trabalhar é mesmo uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, acho que unicamente porque tenho a sorte de fazer exactamente o que gosto.
Se o lamecha é usado no sentido de eu me estar a queixar, usando o meu caso pessoal como exemplo, que eu gosto de escrever na primeira pessoa sobre aquilo que domino e conheço, sobre a tristeza de constatar que sinto que o meu esforço é em vão, porque só vejo pouca vergonhice da parte dos desgovernantes do meu país, aí está completamente certo. Estou mais lamechas do que nunca. E mais furiosa também.
Não sei se haverá outro sentido, se houver peço-lhe que mo explique e não precisa de pedir desculpa pela sua opinião, porque com honestidade e franqueza é que as pessoas se entendem.
Deixo só mais uma dica, que está muitas vezes espalhada neste blogue, que o faço desde 2007. Tenho a sorte de estar numa Escola rodeada por vários tão ou mais incansáveis quanto eu. Aliás eu até acho que muitos professores têm uma certa tendência para o masoquismo. Só que este post tratou uma decisão minha, apenas minha, que eu quis partilhar. E a decisão foi de continuar igual a mim própria, apesar de olhar para a decisão contrária à minha com uma certa pontinha de inveja...

Hélio Matias disse...

DIFERENTES SOMOS NÓS...é uma verdade "á la Palice".
Diferentes dos que comem na mesa da "corte" e...aqueles que procuram de algum modo mudar!
A preocupação defensiva do DIFERENTES...que nem permite o acesso ao seu blog...insere-se no espírito dos que comem e...não gostam de ter quem os incomodem.
Esperemos que o DIFERENTES...tenha uns como os de S. Gonçalo e apareça por aqui...para nos entendermos!...
Ip!

Maria de Lourdes Valbom disse...

Enquanto uns continuam adormecidos, outros dão cor e sentido à vida.

Parabéns!

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada pelas suas palavras, Maria de Lourdes... obrigaram-me a reler o post e a concordar, ainda hoje, com cada palavra que aqui escrevi...
beijinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.