quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

As Crianças Manipuladas

As Crianças Manipuladas

"Ridícula e absolutamente vergonhosa a tese das "criancinhas manipuladas".
Por trás desta pseudo-moralista "tese", logo celeremente subscrita pelo "Pai dos pais", está o pavor que esta gente tem da unidade entre Professores, Pais, Funcionários e Alunos: a única que, tal como noutras épocas históricas e em muitos países, pode dar uma pedrada no actual e pestilento charco que ameça submergir a Educação em Portugal. Mas esta tese representa ainda uma autêntica punhalada nas costas do movimento juvenil e associativo estudantil do Secundário.
Só para terminar em jeito de memória futura: aos 17 anos de idade não só me manifestei inúmeras vezes, como também, na qualidade de dirigente associativo, co-convoquei uma combativa manifestação de estudantes do 12º ano frente ao ME, que teve mais de 2 mil presenças, abrindo caminho à vitória destes estudantes e das suas reivindicações sobre o ME da altura. Muito antes, aos 12 anos de idade já era Delegado de Turma e, aos 15 e 16 anos, membro de um Parlamento Associativo de uma Escola Secundária.
Passados todos estes anos, desde os 18 até hoje, continuo do mesmo lado da barricada e a lutar por uma sociedade mais justa e mais fraterna, vislumbrada fugazmente após o 25 de Abril de 1974.
Por isso alto e bom som vos respondo: "Crincinhas manipuladas?" Valha-vos um burro aos coices!"

Paulo Ambrósio
Daqui.

Nota - Também tive a minha dose de reivindicações estudantis, RGAs e greves gerais nas minhas escolinhas, em tempos que já lá vão, adolescente aguerrida que era.
Que pecado! Se calhar foi por isso que fiquei neste estado!

2 comentários:

Hélio Matias disse...

kakakakakakaka1
...ou se nasce assim ou...se morre assada!

Anabela Magalhães disse...

kakakakaka... mesmo... que este país só à gargalhada perante tamanhos disparates... ai as criancinhas... tadinhas... têm de crescer muito a abanar muito a cabeça... de preferência enorme...
Já não há paciência, Hélio!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.