sexta-feira, 3 de junho de 2011

Festas do Junho


Os Homens dos Bombos - Festas do Junho - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Festas do Junho

As Festas do Junho, também conhecidas por Festas de S. Gonçalo, têm o seu início hoje à noite com o famoso Despique dos Bombos, no Largo de S. Gonçalo. Este acontecimento é para mim muito marcante, desde que me lembro do dito, e já falei dele várias vezes aqui no blogue. Amo os bombos e os seus tocadores. Aliás mantenho-os a tocar para mim e para os meus visitadores quase desde o dia em que abri esta minha casa virtual. Olho para eles e sinto a sua energia. O som é meio primitivo, forte, assumido, ecoa pela cidade de lés a lés e é ver os tocadores a transcenderem-se a si próprios num despique entre grupos que literalmente os derrete. Não sei quantos quilos perderá um tocador, numa noite como a de hoje, em que cada grupo se esmera e esforça por fazer melhor do que o grupo vizinho. Não sei, mas por certo serão alguns. E a noite hoje estará quente. E o despique será, por certo, imperdível.
E não, não é para cabeças cansadas...

Meus queridos alunos tocadores, dentro em breve teremos mais um dos nossos encontros marcados e religiosamente cumpridos. Até já!

2 comentários:

Anónimo disse...

As festas de Junho nunca foram nem serão conhecidas por festa de S. Gonçalo, até porque S. Gonçalo não se festeja em Junho....
è preciso estudar um pouco para podermos falar

Anabela Magalhães disse...

As Festas do Junho confundiam-se e continuam a confundir-se com o Santo que não é santo. "Vamos ao S. Gonçalo" já foi mais usual dizer... mas ainda se ouve. É preciso ler tudo o que eu escrevi sobre este tema para poder mandar-me estudar. Se investigar um pouco mais tudo o que está etiquetado em Festas de S. Gonçalo vai ver que eu já expliquei este assunto, este trocadilho, bastante bem explicadinho.
Passe bem, anónimo.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.