Dia Mundial do Professor
Já partilhei este vídeo como provocação que não teve eco escrito neste blogue.
Por isso, hoje, no Dia Mundial do Professor, volto à carga e dedico-a a todos os professores que não têm e-mail, a todos os que têm mas que é como se não tivessem porque não o sabem usar, não têm facebook, cruzes, credo que bicharoco assustador!, não sabem construir um documento no word, não sabem fazer uma simples tabela, desconhecem o Youtube, a blogosfera... que deve ter a ver com planetas fora da nossa galáxia!, nunca leram um jornal on-line, não sabem ligar o computador e à ordem "liga o computador" ligam o ecran. E que fazem de todos os outros seus criados... olha faz-me aí... sem qualquer pingo de vergonha na cara, gabando-se até da atitude de hostilidade, consciente e assumida, face às novas tecnologias da informação e da comunicação.
Este vídeo é para eles. Ano após ano permanecendo no marasmo de sempre, resistido face ao inevitável, qual D. Quixote lutando contra moinhos de vento inexistentes.
A espécie está em vias de extinção, mas ainda existe entre nós.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Como o pessoal a quem dedicaste o vídeo não vai comentar, por motivos óbvios (não lê blogues), comentou eu: ser professor é estar em contacto permanente com o conhecimento e a inovação, que a juventude almeja. Ignorar isto é ignorar os fundamentos da nossa profissão!
Boa Anabela!
Vou usar este pequeno de olho azul para espevitar algumas colegas minhas, vamos ver a reação. Será que ainda há algum tipo de reação?
Abraços e beijos para a lutadora incansável.
Eheheh... pois não lê blogues e muitos nem coisa nenhuma, verdadeiros fósseis vivos que se arrastam pelas escolas deste mundo.
Subscrevo tudinho o que escreves, Gabriel!
Boa, Tecas! Desistir é que nunca! Eheheh...
Beijocas!
O vídeo é excecional!
A utilização de tecnologia em contexto de sala de aula, na minha opinião tem aumentado muito! Existe sem dúvida uma parte significativa do corpo docente que ainda não o faz, e penso que essa parte se reflete mais no primeiro ciclo, sem querer defender ninguém deixo aqui dois ou três fatores que contribuem muito para isso:
- as condições que existem na maioria das escolas do primeiro ciclo são muito más, muito más mesmo! Acresce ainda o fato de que se tiverem algum problema a nível técnico, estão tramados! Outro aspeto muito importante é o relacionamento com “tribos” que encorajam, partilham e ajudam a utilização de ferramentas.
É um tema demasiado extenso, mas também penso que hoje os professores já utilizam muito a tecnologia, mas em sala de aula, ainda utilizam muito pouco! Porquê? Isso é para uma tese de doutoramento!
Mas… é um desafio grande para os professores, educar no século XXI!
Enviar um comentário