terça-feira, 18 de junho de 2013

Prioridade Máxima - FENPROF - A Luta Continua

Prioridade Máxima - FENPROF - A Luta Continua

Não deixes de dar a tua opinião sobre as formas de luta a adoptar em caso de intransigência do governo - Prolongamento das greves às avaliações? Novas greves a exames?... ?

Os professores do Norte e a greve de 17 de Junho

Car@ sóci@ do SPN,

A Direcção do Sindicato dos Professores do Norte saúda todos os educadores, professores e investigadores que ontem aderiram maciçamente à greve, numa manifestação inequívoca de grande unidade e determinação na defesa da educação pública e da profissão docente. A luta dos professores conseguiu colocar no centro do debate público o estado da Educação em Portugal. Provocando o desemprego maciço de professores e acentuando o subfinanciamento de todo o sistema educativo (da educação pré-escolar ao ensino secundário), o governo está a reduzir a qualidade da escola pública e, com isso, a empobrecer a educação e o futuro dos portugueses.

Os docentes portugueses realizaram hoje uma das maiores greves de sempre. Não sendo ainda possível determinar com certeza os níveis de adesão no Norte, são muitas as escolas com percentagens da adesão à greve acima de 90%, o que expressa com clareza um dos efeitos mais relevantes da luta dos professores neste final de ano: o reforço da unidade e da solidariedade profissional, o que constitui um capital fundamental para as lutas que se seguirão.

Relativamente aos exames, o SPN reafirma que a sua não realização não constituía objectivo de luta, até porque, como é sabido, basta um reduzido número de docentes para a realização dos exames. Como se esperava, a situação é de grande confusão, havendo escolas em que, apesar dos elevados níveis de adesão à greve, todos os exames se realizaram [exemplo: no Agrupamento de Maximinos, Braga, em que se regista uma adesão de 93% – 173 docentes em greve de um total de 186 –, mas os exames tiveram lugar nas 4 salas previstas], outras em que nenhum se realizou [exemplo: Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos] e muitas em que alguns alunos realizaram a prova e outros não [ver mais resultados aqui].

Mesmo nas escolas em que todos os exames se realizaram, há a registar situações anómalas, desde salas vigiadas por apenas um professor a outras invadidas por alunos, configurando um clima de perturbação de todo inadequado à realização de um exame desta importância. Por esta perturbação terá que responder o ministro da Educação, a cuja intransigência se deve o não adiamento da prova para o dia 20.

Auscultação sobre a continuação da luta

Mas a luta dos professores não acabou ontem. Prossegue já hoje a greve às avaliações e durante esta semana os sindicatos vão proceder a uma auscultação dos docentes sobre o prosseguimento da luta, quer no que respeita à greve às avaliações, quer a outras formas de luta. No dia 20, realizar-se-ão plenários distritais para avaliar a situação.

Com efeito, e tal como fora anunciado na manifestação de 15 de Junho, as organizações sindicais estão a proceder à auscultação dos professores e educadores sobre o prosseguimento da luta. Sem prejuízo de o inquérito poder ser descarregado em formato pdf nesta página do SPN, a maneira mais rápida e simples de participares nesta auscultação será o preenchimento do mesmo inquérito online, o que podes fazer aqui. Participa! Dá a tua opinião, deixa as tuas ideias!

Se, por qualquer motivo, não conseguires abrir os links acima, copia para o teu browser os seguintes endereços:

- Resultados da greve de 17 de Junho no Norte


- Inquérito em formato pdf


- Preenchimento do inquérito online


Saudações sindicais!

'A Direcção

José Manuel Costa

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.