terça-feira, 25 de junho de 2013

Greve às Avaliações - Finito

Greve às Avaliações - Finito

Não há acordo, mas já há um compromisso/entendimento entre as partes e tanto quanto me é permitido apurar até agora a luta já deu alguns frutos, a saber:
  • Mais medidas para reduzir no terreno o número de professores com possibilidade de virem a ter um horário zero - apoio ao estudo, substituições, coadjuvações - e daí irem para mobilidade/requalificação que, de qualquer modo, só se aplicará a partir de Fevereiro de 2015;
  • mobilidade só até aos 60Km para professores dos quadros... não percebi se os QZPs também estão dentro deste lote;
  • a DT volta para onde sempre esteve e nunca devia ter saído, a descontar na componente lectiva;
  • o aumento da carga horária para as 40 horas de trabalho incidirá exclusivamente na componente individual de trabalho... reivindicação da qual não abríamos mão, até porque muitos de nós já mais que ultrapassávamos esta carga de horário na componente individual.
Por agora penso que é tudo, mas o entendimento ainda é muito recente e aguardamos mais informações sobre todo o processo.

Nota - Entretanto a greve prossegue hoje. Ao que parece prossegue até à greve geral. Amanhã nas EB 2/3 é dia de exames, não há reuniões convocadas... nas secundárias com 3º ciclo terão exames de tarde... gostaria de ver esta questão cabal e rapidamente esclarecida porque a confusão já está instalada no terreno.

1 comentário:

José Neto disse...

Viva!
Se terminou a greve às avaliações, qual é sentido de fazer GREVE GERAL dia 27 e dia 28 regressar tudo à
"(a)normalidade"?

É para mostrar que os sindicatos são donos dos profs e reduzir o défice orçamental?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.