quarta-feira, 26 de junho de 2013

Relatório da OCDE Sobre Educação

Relatório da OCDE Sobre Educação

Os dados referem-se ao período compreendido entre 2005 e 2011

. Diz o relatório que o salário dos professores portugueses subiu, neste período 12%. Quanto a este dado eu apenas quero exigir e já! o meu aumento. Porque das duas uma, ou há aqui qualquer coisa de errado, ou alguém anda a ficar com o meu quinhão.

. Diz a organização que os professores portugueses são dos que mais horas trabalham com os seus alunos e isto não constitui qualquer novidade para quem se encontra no terreno. Neste período, no 1º ciclo o tempo lectivo aumentou 65 horas por ano, no 3º ciclo mais 210 horas por ano e no secundário mais 265 horas igualmente por ano.

. Afirma-se ainda que os professores portugueses passam mais tempo em trabalho com os seus alunos do que a média da OCDE, excepção feita para o pré-escolar. Um exemplo só para não vos cansar - as aulas, trabalho directo com os alunos, para um professor do secundário, gastam uma fatia de 51% do seu tempo total de trabalho, enquanto na OCDE a média é de 39%.

São apenas alguns dados que aqui vos deixo na esperança que talvez muitos dos que gostam de mandar postas de pescada para o ar comecem a pensar que não é à toa, nem por dá cá aquela palha!, que uma classe se une, o que não foi fácil!, para lutar contra o inexequível. Nós estamos nos limites do trabalho que ainda se consegue fazer decentemente. Quanto mais nos sobrecarregarem de trabalho na escola, mais aldrabado será o trabalho com/para os alunos, o mais importante, o que está no início de tudo, de preparação de aulas, de realização de testes, de correcções variadas... aldrabado este, por falta de tempo imposta pelo MEC, as consequências são imediatas na qualidade da nossa prestação em contexto de sala de aula.
Capice?

Pode consultar o relatório em Education at a Glance



Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.