quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sugestão ao Poder Político Local - Instituição de Prémio Projecto/Aula "Amarante em Movimento"

História em Movimento - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Sugestão ao Poder Político Local - Instituição de Prémio Projecto/Aula "Amarante em Movimento" 

Uma cidade quer-se coisa viva, feita de gente que se movimenta de um lado para o outro, de preferência de todas as idades, de preferência a pé, especialmente se a cidade é de reduzidíssimo tamanho tal como a cidade onde habito à beira Tâmega plantada, a bem dizer a Princesa Dele... do Tâmega, claro está.
Constato que aqui pela cidade de Amarante o movimento é deveras irregular sendo que de Inverno é demasiado escasso, animando-se um pouco pela Primavera, com a chegada dos primeiros grupos de turistas, aumentando exponencialmente nos meses de Julho e principalmente de Agosto, em consequência da chegada de inúmeros emigrantes provindos de França, da Alemanha, de Angola... e eu sei lá mais de onde! E de mais turistas, pois então!
Frequentemente, pelo menos sempre que organizo uma visita de estudo dentro da minha cidade e já organizei muitas! tendo como público-alvo os meus alunos, sempre que vejo os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo a calcorrearem a cidade enchendo-a de sons garridos, sempre que vejo alunos da ESA ou da EB 2/3 de Amarante, ou do Colégio de S. Gonçalo ou de escolas e colégios de fora da cidade, sempre que vejo alunos acima e abaixo percorrendo este centro histórico tão belo e em alguns casos tão abandonado e desleixado, dou por mim a pensar que a Câmara Municipal de Amarante poderia e deveria incentivar este movimento de gente nova, estudantil, autóctone ou não, pelo burgo de Amarante.
Mas como o fazer? Fácil, do meu ponto de vista. Era só criar um prémio que fosse atractivo/simbólico para os projectos/aulas mais criativos, que poderiam ser individuais ou colectivos, interdisciplinares ou não... à vontade de freguês... mas que incluíssem, obrigatoriamente, a deambulação pela cidade de Amarante para a concretização do dito projecto, da dita aula.
Os objectivos? Imensos! Desde logo, e só para citar dois, a promoção do conhecimento e do respeito pelo património local, tantas vezes ignorado, desprezado até!

Isto é assim tão difícil de passar à prática? Não é! A ideia aqui fica, completamente de borla, para quem a quiser levar à prática... estes, aqueles ou mesmo aqueloutros.
Tudo a bem de uma Amarante que se quer Vivinha da Silva!

Nota 1- O nome do prémio é apenas uma sugestão provinda do meu Projecto História em Movimento... apenas porque eu gosto do movimento e não da mumificação.

Nota 2 - Aquele letreiro manhoso pendurado no portão de S. Domingos era escusado, não?

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece me muito interessante porque Nos os Amarantinos temos de conhecer a beleza da nossa cidade e conhecer melhor a história dela...

Anabela Magalhães disse...

Certíssimo, Anónimo! :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.