terça-feira, 26 de maio de 2015

Inteligência Ministerial ou a Descoberta do Ovo de Colombo


Inteligência Ministerial ou a Descoberta do Ovo de Colombo

Em post anterior já me referi sobre a inteligência de manter uma época de exames em pleno 3º período, às disciplinas de Português e de matemática de  4º e de 6º anos.
Deste facto já decorreu a paralisia quase completa de muitas escolas durante uma semana. Dou o meu exemplo, simples professora de História do 3º ciclo que não faz parte do secretariado de exames: só tive serviço lectivo na sexta-feira passada, trabalhando todos os restantes dias da semana no serviço de exames. O que significa que, a parte dos alunos, nem lhes coloquei a vistinha em cima durante toda a semana...
Mas há mais perturbação a juntar a esta: os professores de Português e de Matemática que estão na bolsa de correctores já tiveram de ir a toque de caixa para Penafiel, no caso do meu agrupamento, para recolher as provas que terão de ser corrigidas. Como o serviço de exames se sobrepõe à actividade lectiva já estamos a contabilizar mais perdas de aulas por esta via... e agora especificamente nas disciplinas ditas estruturantes para o ministro e que são... Português e Matemática. Mas há mais: os professores correctores terão dispensa de dois dias para fazerem este trabalho... ora lá vão mais aulas para o maneta, podendo até ser de Português e de Matemática de 9º ano que por sua vez ainda serão alvo de exames depois das aulas acabarem. Mas ainda não ficamos por aqui. Hoje, na minha escolinha já andava gente a protestar alto e bom som porque, como o calendário imposto pelo MEC é apertadíssimo, as reuniões dos anos terminais de ciclo, com fim de aulas previsto uma semana antes de todos os outros anos, são realizadas na semana em que as aulas dos outros anos ainda decorrem e como têm prioridade sobre o serviço lectivo... lá vão mais aulas para o galheiro. Ou seja, há professores que já mal verão os seus alunos dentro das suas salas de aula até ao final do ano.
Confuso? É, mas o MEC parece apreciar e amar esta confusão.

É claro que nem estou a juntar a esta calamidade o prejuízo que já foi para a actividade lectiva o famoso exame de Inglês... rsssssssssssssssssss...
É obra! Definir um período lectivo, já de si tão curto, com estes empecilhos todos... et voilá, isto é gente de inteligência superior e como tal eu não chego lá!

Nota - Para quem não sabe - o serviço lectivo são aulas.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.