domingo, 17 de maio de 2015

Todos Atrás de Alguém para Qualquer Lado


Museu Santa Joana Princesa - Aveiro
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Todos Atrás de Alguém para Qualquer Lado

Não é a primeira vez que falo deste meu amigo, Helder Colmonero de seu nome, a propósito de amizade e viagens, dois temas que me continuam a ser muito caros e que se entrecruzam maravilhosamente bem, segundo o meu ponto de vista.
Também não é a primeira vez que falo do "Todos Atrás de... ", um programa que de quando em vez alguém organiza, frequentemente eu, antigamente baptizado com o nome de "Combinações", e que disponibiliza a um grupo de amigos alargado que, sob este pretexto, aproveitam para conviver, conhecer e confraternizar com a intenção máxima de celebrar a Amizade, que esta vida são dois dias e um já se escafedeu. É claro que agora, com o facebook, a coisa está extraordinariamente facilitada e operacionalizar um qualquer fim-de-semana, prolongado ou não, é agora fácil fácil não implicando chamadas telefónicas infinitas para combinar tudo de fio a pavio.
Assim, e depois do "Todos atrás da Anabela Magalhães para Foz Côa" ocorrido no mês passado, eis que usufruímos já de um "Todos Atrás do Helder Colmonero para Aveiro, com percurso iniciado no Museu Santa Joana Princesa, instalado no Mosteiro de Jesus, construção do século XV, onde se recolheu, em 1472, esta princesa filha do nosso rei D. Afonso V, o Africano, irmã do nosso querido rei D. João II, o Príncipe Perfeito, aquele que sonhou um dia chegar à Índia por mar e tudo fez para o conseguir... quase conseguindo.
Aconselho a visita a este museu onde o barroco abunda na talha profusamente trabalhada numa ostentação desmedida, muito notória na Igreja de Jesus e um pouco pelas restantes dependências conventuais e nos azulejos, exuberantes aqui e ali. Mas nem só de barroco vive o museu, já que existe também manuelino, renascimento, maneirismo, rococó em colecções diversas, para além da arquitectura do próprio edifício, de pintura, escultura, talha, azulejaria, mobiliário, ourivesaria...
É claro que este programa não se ficou por aqui, mas por agora foi o post que se arranjou desejando eu que chegue rapidamente o "Todos Atrás do Carlos Afonso e do Eugénio Queiroz para Tormes" que antecederá o "Todos Atrás da Anabela Magalhães para a Festa Amarantina".

Darei mais novas.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.