terça-feira, 5 de maio de 2015

Rua da Cadeia - Festa Amarantina


Porta Amarantina - Rua da Cadeia - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Rua da Cadeia - Festa Amarantina

A antiga Rua da Cadeia, nome pelo qual esta rua continua a ser conhecida, tem, na actualidade, vários nomes. Ela é Rua Dr Miguel Pinto Martins, ela é Rua Miguel Bombarda, ela é ainda Rua Teixeira de Vasconcelos.
A porta que hoje partilho, especialíssima porque situada em frente à antiga casa dos meus avós paternos, é de uma habitação existente nesta última parte da rua, na Teixeira de Vasconcelos, quando a rua está quase a desembocar na Rua 5 de Outubro e na Cândido dos Reis e onde agora funciona a Casamarela, casa ligada às artes em geral, que promove eventos culturais, exposições e o mais que se verá.

Esta é a Rua por excelência da Festa Amarantina, aquela que se transmuta por um dia e por uma noite abrindo-se generosamente a todos quantos nos visitam. As lojas alteram o ramo de negócio, as casas fechadas, algumas em ruínas, são escancaradas e deixam-se percorrer nos seus múltiplos e misteriosos recantos. Há exposições, intervenções alternativas, concertos esperados e espectáculos inesperados... petiscos e iguarias... e o mais que apetecer a esta gente que é generosa e boa e já provou saber receber muito bem.
Esta é e será sempre uma Festa de Rua, feita na Rua, por moradores aqui deste miolo pequeno em tamanho mas grande em beleza interior e exterior.
Ou seja, e resumindo, no dia 11 de Julho não perca a Amarantina.

É que uma Amarantina é melhor que uma Ginjinha!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.