sexta-feira, 15 de maio de 2015

Os Problemas Não se Resolvem à Pancada


Os Problemas Não se Resolvem à Pancada

E desconhecendo o contexto em que ocorreu mais esta agressão, apenas constato que as agressões extremamente violentas entre os mais jovens parece estar a aumentar. E não são caso única, eu sei. Aliás, as crises económicas potenciam as crises de valores e a violência desmedida, quer seja física ou psicológica, e que daí decorre frequentemente e é exercida muitas vezes sobre quem está mais próximo, mais a jeito para ser saco de porrada. A escola, sendo que é um reflexo da sociedade em que vivemos, ao acolher todos os miúdos quase sem excepção, vê-se foz/refém dos problemas que os afectam como sejam o alcoolismo, o consumo de drogas, o desemprego, as doenças psiquiátricas mais variadas...
Os ímpetos violentos, que todos nós sentimos mais cedo ou mais tarde, mais ou menos amiúde, são uma das muitas coisas que devemos aprender a controlar desde muito cedo. E também temos de treinar engolir contrariedades, recusas e fazer delas força positiva.... sob pena de nos tornarmos pior do que animais selvagens, sem respeito por nada nem por ninguém.

E para que não pensem que estes problemas são exclusivos da Escola Pública, aqui deixo a infeliz notícia de hoje sobre mais uma agressão horrenda.

Leiria. Jovem assistido no hospital após agressão em autocarro escolar

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.