quinta-feira, 14 de maio de 2015

Stress Docente - Preocupante


Stress Docente - Preocupante

Basta ler os fóruns de professores para verificar que há (muita?) gente na profissão à beira de um ataque de nervos, gente que já perdeu o Norte, gente que descarrega, na primeira oportunidade, sobre o primeiro par ou ímpar que ousar atravessar-se no seu caminho.
Se este estado anímico é bom para o país? Pois não podia ser pior... e, no entanto, o MEC não deixa de cavar a cada dia mais o stress infligido às escolas e aos seus professores... para não falar nos alunos...
É o que se está a passar com o Exame de Inglês, de que não vou agora falar mas que dava um filme de humor negro, é o que se passará durante a próxima semana, de loucos!, em que nós ficaremos em larga escala privados de leccionar as disciplinas que seria suposto leccionarmos até à próxima sexta-feira, prisioneiros de vigilâncias sem fim, à conta dos exames de Português e de Matemática de 4º e de 6º ano que alguém, idiota por certo, se lembrou de calendarizar para esta bela semana de aulas de Maio, ainda o terceiro período mal saiu do adro e já quase recolhe à Igreja.
Assim sendo, e para que estes alunos façam exames, as aulas de 7º, 8º e 9º, este último ano ele próprio alvo da examemania do ministro Crato, não ocorrerão e outros alunos verão todas e/ou quase todas as suas aulas por um canudo, deixando os professores de Português e de Matemática de 9º ano à beira da fúria e da doideira. Ou seja, o ministro Crato faz atropelar os interesses de uns alunos pelos interesses de outros alunos. O que é capaz de ser bom pois prepara-os para se atropelarem todos uns aos outros durante o resto dos seus dias...

De facto, aquela coisa de os alunos fazerem exames findas as aulas, tal e qual acontecia no meu tempo de estudante, foi coisa estapafúrdia, não foi? Era muito confuso, não era? Foi uma idiotice peregrina, não foi?

Vai daí foi preciso inovar... rssssssssssss...

Um em cada três professores está à beira do esgotamento

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.