terça-feira, 10 de maio de 2016

Largo de S. Pedro, Agora Largo Hiper Mega Medonho

Largo de S. Pedro, Agora Largo Hiper Mega Medonho
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Largo de S. Pedro, Agora Largo Hiper Mega Medonho

Para alguns, terei de ser justa, a obra prometeu desde o início da intervenção, desde o abate dos plátanos aí existentes. Para mim, confesso, a obra começou a prometer desde o lançamento da primeira pedra, de cor magnifica e extremamente bem enquadrada na restante pedraria usada neste centro histórico de Amarante e que aqui caiu que nem ginjas em aguardente. Em dias de sol, o efeito é magnífico e quase cega o seu observador... o que é sempre bom... ser cego perante esta magnífica obra. Depois foi ver crescer e agigantar-se uma beleza de chaves de S. Pedro esparramadas no chão, de finíssimo recorte e discretas q. b. e não violadoras da Constituição da República Portuguesa, mas ocupando quase todo o Largo, numa escala tão bem esgalhada que até dói e invade o antigo leito do trânsito rodoviário, a pendente esquisita do Largo, o quase desaparecimento da soleira pertencente à Igreja de S. Pedro, a plataforma desnivelada em degrau que ampara o tanque e o futuro espelho de água, o jogo de cores de pedra granítica que já vai em quatro e que poderá servir de mostruário dos vários tipos de calhaus a usar em futuras obras, a mobilidade acautelada e nada constrangida, o cuidado colocado na intervenção para que a temperatura do centro histórico não suba porque já é escaldante no Verão, o cuidado para não aumentar a concentração de radão... nada nada excessivo aqui por estas minhas bandas, o canteirinho esquinado que ampara o muro da Igreja onde eu sugeria a plantação de amores-perfeitos... e  o mais que há-de vir porque a obra ainda não acabou e continua a esmerar a cada dia que passa... é de uma delicadeza de intervenção que chega a ser comovente.
Agora assistimos à construção de um muro e os muros, como sabemos, estão na moda em muitos lugares do mundo incluindo a Europa.
Amarante poderia lá ficar atrás deste magnífico movimento mundial de construção de muros?! Pois não ficou. E Amarante tem agora um muro... descansem, este muro não é o muro de Berlim, a bem dizer é apenas um murito coitadito e não chega mesmo a separar-nos do nosso querido S: Pedro que por estes dias se tem fartado de chorar. De alegria? De tristeza?
Avalie o meu leitor. Eu, confesso, estou engasgada com um muro desde o primeiro dia em que o vi.

Nota - Permaneço convencida que até ao final da obra "a coisa" ainda vai caprichar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Há uma coisa que se chama, reuniões de assembleia de freguesia, onde os cidadãos podem opinar.

Anabela Magalhães disse...

Tanto quanto sei, este projecto não foi alvo de qualquer discussão pública, foi entregue a um arquitecto em concreto, foi aprovado em reunião de câmara com os votos favoráveis do PSD e do candidato independente e os votos contra do PS e a obra não foi a concurso. Isto, reafirmo, tanto quanto sei. Agora, este projecto teve de ir ao IGESPAR... digo eu... o que me deixa pasma. Se isto é proteger um centro histórico... vou ali e já venho...

Anónimo disse...

Estranho, porque a junta é PS.

Anabela Magalhães disse...

Que eu saiba, a Junta não tem nada a ver com esta obra. A obra é mesmo do Município.

Anónimo disse...

Tudo explicado. So falta um ano para irem à vidinha e os independentes, não eram assim tão independentes.

Anabela Magalhães disse...

Essas futurologias e ilações é que eu não sou capaz de fazer. :(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.