terça-feira, 3 de maio de 2016

Preocupação a Propósito da Origem do Café-Bar


Preocupação a Propósito da Origem do Café-Bar

Confesso que assisto com a maior das preocupações a uma crescente falta de rigor histórico e a um crescente emaranhar entre o que está fora do domínio religioso e o que está dentro deste domínio.
Na página do Município de Amarante, no Facebook, encontrei a afirmação, que passo a reproduzir textualmente, entre aspas. Ora, se está entre aspas, presumo que seja uma citação do texto do I que eu, infelizmente, por mais que amplie, não consigo ler já que assim mandam as regras da citação - "São Gonçalo é uma das figuras mais importantes da cidade de Amarante. Se existe uma ponte com o seu nome, um mosteiro e até festas anuais em sua honra, não podia deixar de ser construído um café que homenageasse este santo".
E eu, neta de um dos fundadores do Café-Bar, já só me apetece chamar o meu querido avô Rodrigo para vir pôr cobro ao desvario que por aqui vai...
Bem digo eu, valham-nos os deuses todos que isto já lá não vai só com um!
E posto isto aqui fica o comentário que acabei de deixar na página do município de Amarante, presumindo eu que esta frase, que aparece como citação, seja mesmo uma citação retirada do corpo do artigo.

Anabela Magalhaes "São Gonçalo é uma das figuras mais importantes da cidade de Amarante. Se existe uma ponte com o seu nome, um mosteiro e até festas anuais em sua honra, não podia deixar de ser construído um café que homenageasse este santo". Vão-me desculpar e nem sei de onde partiu esta informação inexacta relativa ao Café-Bar. O Café-Bar, fundado pelos irmãos Queiroz pelos anos 30, não foi construído para homenagear este santo que nem santo é pois trata-se de um beato. O Café-Bar, fundado pelo meu avô paterno, Rodrigo de seu nome, e pelos meus tios avós Ismael e Belchior Queiroz, foi mesmo fundado para ajudar no sustento de três famílias dependentes economicamente destes três chefes de família que já detinham um negócio de carros de praça na Praça da República. Até hoje, o Café-Bar permanece no mesmo sítio... se agora é local de homenagem, devoção e honra ao beato... confesso que ainda não me apercebi de tal.

2 comentários:

Anónimo disse...

A que freguesia pertence? Agora pense

Anabela Magalhães disse...

? Pensei.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.