sexta-feira, 20 de maio de 2016

Novas na Educação


Novas na Educação

Ora vamos lá comentar a medida enunciada no link a vermelho.
O ministro está parcialmente bem quando anuncia tutorias para os alunos que chegam aos 12 anos com uma ou mais retenções já a partir do próximo ano lectivo. Os vocacionais, engendrados pelo anterior ministro Crato, eram de facto segregacionistas se pensarmos que os miúdos e miúdas seriam canalizados para esta vertente de ensino logo a partir do doze anos, idade manifestamente precoce para o ingresso numa vertente de ensino profissionalizante. Talvez já tenha sido pertinente esta opção aí pelo século XIX, mas, no século XXI, também a mim me parece manifestamente desadequada.
E eis que chegamos aos dias de hoje, feitos de ministro Tiago Brandão. Finito vocacionais no ensino básico, ensino profissional só a partir do secundário, tutorias a partir dos 12 anos para alunos com uma ou mais retenções... mas, pergunto eu, as tutorias não deveriam estar previstas para funcionarem logo a partir do momento em que as primeiras dificuldades de aprendizagem se revelam e são detectadas, muitas a manifestarem-se desde o primeiro ano de escolaridade?
É só uma pergunta que deixo no ar... pensando eu até que, se o Ministério da Educação implementasse tal medida o país era bem capaz de poupar dinheiro a bem curto prazo... ou não?

Alunos que chumbem aos 12 anos vão passar a ter tutores

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.