quarta-feira, 5 de outubro de 2016

5 de Outubro - Dia do Professor

Em Andamento - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

5 de Outubro - Dia do Professor

Em andamento. Porque o/a Professor/a é aquele/a que nunca pára, que está em perpétua mutação, que se regenera a cada dia que passa, que se transforma permanentemente, que se adapta, que cai para se levantar de seguida, que não se deixa enredar em lamúrias, que se move... nem que seja de gatas, que faz das tripas coração para entrar de peito cheio dentro da sua sala de aulas, a cada 50 minutos, ou o que for, agarrando 20, 25, 30 miúdos e miúdas, prendendo-os pelo olhar, pelo movimento, pelo entusiasmo, pela alegria, pelo afecto, pela palavra, pela imagem.
Porque parar é morrer e um/a Professor/a jamais poderá ser um/a morto/a em vida, hoje volto a eles e penso nos que foram meus um dia. Nos péssimos, que também os tive e que até foram importantes para eu saber que não quero nunca seguir os seus passos, nos que cumpriram com correcção e nos que voaram dentro das suas/minhas salas de aula, de múltiplas maneiras, através de um profissionalismo sem mácula, através das suas emoções partilhadas, através das suas belezas exteriores e interiores e que me marcaram para sempre o meu percurso profissional e pessoal.
Podia, hoje, relembrar muitas delas, curiosamente os professores mais marcantes foram sempre professoras, mas vou só ficar-me pelas palavras de uma, Eterna Menina desta Minha Rua, que será Para Sempre a Sua Rua, e que se ligam intimamente ao que anteriormente escrevi:

"O único remédio é amar. Amar as coisas e amar as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de colher"

Maria Eulália Macedo

Agradecida pelo Amor, menina Lalinha!

Nota - Este post também se poderia intitular "Orgulhosa Professora Escondida Dentro de Umas Meias e de Uns Sapatos"

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.