segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Ofertas de Alunos - Material Pedagógico Sala de História


Ofertas de Alunos - Material Pedagógico Sala de História

As primeiras aulas da disciplina de História, no 7º ano de escolaridade, são passadas entre PowerPoints por mim elaborados e que são o guião das minhas aulas e caixas e caixinhas com réplicas disto e daquilo e até com peças verdadeiras, que também as tenho na Sala de História.
Hoje partilho restos de aulas... durante as quais a minha secretária se torna pequena tal a profusão de materiais chamados à baila para nos adoçarem a componente lectiva, para adoçarem as aulas dos meus miúdos e miúdas... sabendo eu que jamais conseguirei tocar todos e todas.
Pois já falámos do processo de hominização durante o qual muitas e determinantes conquistas foram alcançadas - a conquista da bipedia e da verticalidade, o aumento da cerebralização, o fabrico de instrumentos, o uso e a posterior invenção do fogo, os primeiros sepultamentos, a expansão para todo o planeta, a invenção da arte... as caixinhas vão-se abrindo para que eles vejam os coprólitos, ai a quantidade de informação que nos dá um coprólito!, as amostras de sílex, os calhaus rolados, os mais variados instrumentos líticos, sim, até um biface!, a cola paleolítica, as cordas, as lamparinas feitas com tutano, e sim, a professora corta pontas espigadas em fartas cabeleiras femininas e até quase quase faz o fogo bem dentro da sala de aula.

Hoje foi dia de receber cinco dádivas oferecidas pelos meus alunos, que enriquecerão, enormemente!, o Centro de Recursos da Sala de História da E. B. 2/3 de Amarante.
E foi assim que obtive três tipos de espessuras de corda feita com raízes de silvas, realizadas, pelo que soube, pelo meu aluno e pelo seu avô, um "instrumento lítico" que eu já experimentei, que funciona e que igualmente corta pontas de cabelo espigado e ainda uma pequena haste de corso.
São ofertas generosas feitas por alunos que não quiseram deixar de estar associados a este espírito de partilha que tem de reinar entre nós e em que o apoio se faz nos dois sentidos.
Hoje partilho restos de aulas... de História, claro!

Obrigada, alunos meus!

Nota - O Clube de História arrancará na próxima sexta-feira. Construiremos uma caixinha para guardar materiais usados para fabricar as tintas de variadíssimas cores e as próprias cores que daí se puderem extrair.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.