quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Novas do Governo - Emagrecer Currículos


Rasto de Ent em Terras Inóspitas - Sahara - Marrocos
Fotografia  Artur Matias de Magalhães



Novas do Governo - Emagrecer Currículos



E lá vamos nós outra vez. Entremos pois no carrossel para mais uma voltinha em que se sobe e desde, para depois voltar a subir, para logo de seguida descer.... ai que isto mais parece uma montanha russa! E andamos nisto. Permanentemente, sem qualquer estabilidade. O anterior governo de coligação PSD/CDS introduziu metas curriculares para as diferentes disciplinas engordando, porque complexizando, currículos. Em muitos casos, pasme-se!, este engordamento curricular ocorreu em simultâneo a um emagrecimento da carga lectiva como se fosse possível leccionar mais em menos tempo, foi a época da célebre teoria política aplicada em Portugal pela coligação que mandava/impunha fazer mais com menos, neste caso leccionar mais conteúdos em ainda menos tempo, obrigando-nos a exercícios de stress diário sentidos por professores e alunos que ficaram, literalmente, sem tempo para "respirar" na sala de aulas... sob pena do programa ficar por cumprir, obrigando-nos a exercícios de sprint em que se tinha, e ainda tem!, de meter o turbo dentro da sala de aulas, sem contemplações de tempos para consolidações das aprendizagens, sem tempo mesmo para operacionalizar aulas mais práticas... ai que já estamos com as matérias atrasadas, ai ai ai que lá se foram as planificações!
E eis que chega este governo. Que sabe, e bem, que quantidade nunca foi qualidade e que quer, e bem, do meu ponto de vista, emagrecer currículos. Desde que isto seja feito com calma, com pés e cabeça, escutando, de facto, as várias associações de professores, no caso da História, escutando a APH, Associação de Professores de História, mas também, ainda no caso da História, cruzando e comparando currículos de Geografia e de História que, em casos pontuais, se sobrepõem sem qualquer necessidade, concordo com o princípio do emagrecimento dos currículos, limando aqui e ali... mas, por favor, não emagreçam nem limem a parte dedicada à arte, já de si tão magrinha num currículo anafado como é o que está destinado ao actual 3º ciclo de escolaridade.
Independentemente de eu concordar e até desejar muito esta alteração, volto a frisar que um país não se governa, pelo menos não se governa bem, neste faz desfaz constante, nesta moda da máxi-saia a que se segue a moda da mini-saia no ano seguinte.
Se este caminho, o do emagrecimento dos currículos, está repleto de pedregulhos? É bem possível, só para apontar um ... lá vamos nós, mais uma vez! e já cansa!, mexer nos manuais escolares, certo?!
Mas hoje, ao ler a notícia do DN "Governo emagrece currículos escolares", sorri ao lembrar-me de um post ajuizado que escrevi em 19 de Janeiro deste mesmo ano.
Chama-se "Resolução Sobre as Metas Curriculares de História" e reza assim:

O MEC, o ME ou lá o que é que me vai tutelando, numa inquietude total plasmada até na mudança constante da sua nomenclatura, amiúde faz-me perder um tempo precioso que podia ser aproveitado de melhor forma. E passo a explicar com um exemplo muito concreto.
Quando o ensino por competências desapareceu às mãos destruidoras e pequenininhas de Crato para dar lugar a metas demolidoras em tamanho e em quantidade, estou a falar das Metas Curriculares de História de 3º Ciclo, claro está!, isso implicou o início de uma trabalheira desgraçada para mim, professora que constrói as suas apresentações em PowerPoint, professora que constrói as suas aulas de fio a pavio, professora alimentadora de um manual on-line no blogue História 3º Ciclo.
E lá comecei a reciclar tudo, toca de fazer o dowload da coisa, de introduzir as metas curriculares aula a aula, ajustar as apresentações às metas... já trabalhei com três ao mesmo tempo para conseguir reformular uma... e quando por fim dou o trabalho por concluído na apresentação é preciso fazer o upload da dita cuja para a minha página de recursos e depois ainda me falta atacar o blogue História 3º ciclo para reformular essa mesma aula.
Enfim! Uma trabalheira danada.
Comecei pelo 7º ano de escolaridade, fiz tudo direitinho com todos os esses e erres até aos gregos e eis que o ministério, fala-se, vai acabar ou pelo menos reformular as metas.
Muito embora eu deseje que elas se escafedam e rápido! a verdade é que me apetece dizer um palavrão pequenino. Assim, com a vossa licença, digo porra para o MEC, ME ou lá o que é! Não inventam nada melhor do que fazer-nos chover no molhado?
E como eu detesto perder o meu tempo com inutilidades, eu mesma tomei a decisão de parar o meu trabalho... talvez inútil... rssssssssssss... e resolvi colocar-lhe uma grande tabuleta a dizer STOP!
Ora, STOP, mesmo no deserto... é para parar, não é?

Nota - A sério, não mexo nem mais uma palha até saber se a moda das saias para a próxima estação implica minis ou máxis.

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