sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Transformação Minha - Tirar Pele, Vestir Pele

Eu - São Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


Transformação Minha - Tirar Pele, Vestir Pele



Um minuto... vá lá... dois!, é quanto demora esta minha transformação comprovada nos dois auto-retratos, captados sem grandes preocupações estéticas, que hoje partilho com os meus leitores. Na primeira, estou a chegar da rua vestida com pele de trabalho intelectual. Na segunda, estou pronta para partir para a serra, vestida com pele de trabalho físico. A transformação é rápida. A transformação é necessária. Ambos os trabalhos são complementares e dão cumprimento ao célebre princípio da "Mens sana in corpore sano" que é o mesmo que dizer "Mente sã, em corpo são". Ambos imprescindíveis a um equilíbrio... digamos que... equilibrado. Pelo menos é assim que eu penso, que eu sinto. Há quem ache o trabalho no campo indigno. Pegar numa enxada ou num ancinho, numa tesoura da poda ou numa serra,de facto, não se coaduna muito com unhas pintadas. Pois azar! O das unhas pintadas! Para mim, o trabalho físico em contacto estreito com a Natureza, pode ser libertador. E também pode ser purificador de almas. Da minha, pelo menos, é, que sai de uma tarde de trabalho oxigenada até dizer chega!
Por isso, Serra da Aboboreira... aqui vou eu! Hoje, amanhã, depois de amanhã... enquanto tiver pernas para andar, braços para trabalhar, unhas para estragar.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.