sábado, 8 de outubro de 2016

Amarante - São Gonçalo Armadilhado


São Gonçalo Armadilhado - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Amarante - São Gonçalo Armadilhado

Não, não se trata do Santo, ele mesmo, armadilhado, muito embora este santo, que nem santo é e é apenas beato, tenha sido armadilhado pela populaça que a ele associou falos, que pecado!, letras de músicas populares manhosas e indecorosas - São Gonçalinho de Amarante, que estás viradinho p`rá vila, vira-te para o outro lado, que te dá o Sol... pois, aí mesmo! Letras que não condizem nadica de nada com a moral, quantas vezes imoral!, da Igreja Católica.
Mas não, este título deste post não tem nada a ver com ele próprio, com o beato, tendo apenas a ver com o que se passa na Praça da República, que ninguém conhece por este nome porque a conhece pelo nome de Largo de São Gonçalo.
No anterior executivo, que governou Amarante até às últimas eleições autárquicas, conduzido em maioria absoluta pelo pê esse, este Largo foi intervencionado e o seu projecto foi entregue ao arquitecto Fernando Távora. A obra, assim de cabeça, deve ter ocorrido entre 2004 e 2006 já que em Setembro de 2005 o famoso arquitecto faleceu, tendo-se findado o autor da obra antes mesmo da obra estar concluída. O que, às vezes, acontece.
Não vou falar aqui do disparate, é a minha opinião, de terem feito desaparecer o quiosque que ficará para sempre na nossa memória colectiva amarantina, mas vou falar do canal para os veículos motorizados, aberto no granito do Largo, rasgando-o de ponta a ponta, granito tão liso tão liso que só falta ser polido para ficar mesmo à novo-rico.
Acontece que a luz incide neste chão de tal maneira que o estuporado canal não se vê. E vai daí é ver as pessoas a tombarem no Largo, espalhando-se ao comprido, principalmente turistas nacionais e estrangeiros... que os de cá já sabem do que a casa gasta e põem-se a pau, atravessando o manhoso Largo com todo o cuidado pois a armadilha é responsável por muitos pés torcidos, caras e corpos amassados e esborrachados, pernas e pés partidos.
Já perdi a conta às pessoas que vi espalhadas no Largo, os funcionários do Café-bar e os transeuntes a prestarem a primeira ajuda, o INEM a ser chamado, a visita ao burgo estragada naquela armadilha colocada bem no umbigo, ou no coração, se preferirem, de Amarante.
Ontem assisti a uma monumental queda. Hoje, foram duas, separadas aí por uns dez minutos. A segunda de hoje deve ter acabado mal e lá veio o INEM, de novo.
Felizmente tinha a minha máquina fotográfica à mão, o que me permite fazer agora este post acompanhado das respectivas imagens. Um post tem sempre mais impacto se for acompanhado de sugestivas imagens... mesmo se estas foram captadas a uma distância respeitadora da privacidade da pessoa acidentada.
Bem sei que o actual executivo não tem nada a ver com esta obra que nunca foi responsabilidade sua. E não sei o que está a emperrar a resolução desta armadilha, se é que a armadilha está a ser desatada, - o actual executivo está atento a este problema? O que sei é que esta armadilha deve ser desarmadilhada o mais rapidamente possível. Não sei se a opção canal para viaturas se mantém, não sei se são os direitos de autor... o que sei é que Amarante agradece a resolução de um problema que nos aflige aqui no centro histórico há cerca de uma década.
Quem nos visita, e acaba no Hospital de Amarante ou de Penafiel... ou sei lá onde, também agradece. Muito!

2 comentários:

Natália Arújo disse...

Afinal o que se passou? Peço desculpa mas não estou a perceber

Anabela Magalhães disse...

Que eu tenha visto com os meus olhos, mais três pessoas estatelaram-se no Largo à conta do grau lá existente, que corta a praça longitudinalmente.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.