sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ainda os Ecos do Meu Relato de Um Dia Abaixo de Cão

Ainda os Ecos do Meu "Relato de Um Dia Abaixo de Cão"

Confesso que estou surpreendida pelas tentativas, inúmeras, de adulteração do conteúdo da minha escrita, no post de domingo passado intitulado "Relato de Um Dia Abaixo de Cão".
Adolescentes e adultos, que por aqui passaram, leram o que eu escrevi, o que eu escrevi é tão claro como água transparente e, mesmo assim, há quem afirme que eu meti todos os alunos do 9º ano no mesmo saco, afirmando, e fazendo correr o boato, que é afirmação minha qualquer coisa como "Todos os alunos do 9º ano, presentes naquela visita, portaram-se miseravelmente."
E eu, que tenho verdadeiro horror a estas generalizações e adulterações de conteúdos,
transcrevo somente as passagens mais significativas do post anterior em que refiro, expressamente, que não foram todos os alunos a contribuírem para o meu dia abaixo de cão.
Aqui vão elas, a vermelho e com letra bem aumentada, porque há jovens e, mais grave, adultos, que por certo andam atacados por um problema de visão que os faz ler o que eu não escrevi, nem poderia escrever... apenas porque não correspondeu à realidade.
"E durante a viagem os palavrões foram-se escapando aqui e ali, sem qualquer respeito pelas professoras que os acompanhavam. Bem sei que não foram os alunos todos, talvez nem meia dúzia de perfeitos desconhecidos, mas eu garanto que por mais anos que viva jamais me deixarei de sentir profundamente incomodada pela linguagem indecorosa, obscena, grosseira e rasca que "vejo" sair da boca de alguns meninos e meninas, estudantes, que se estão a marimbar para tudo e para todos, e se comportam com o à vontade de quem sente que isto aqui é tudo nosso... deles, portanto.
Queria ter um buraquinho algures para desaparecer dali para fora, envergonhada pelo comportamento daqueles alunos de 9º ano, da minha escola, muito embora não meus.
De referir que não foram, evidentemente, todos os alunos. Tive honrosas excepções que, sabendo que eu era professora de História, se interessaram por confirmar onde estava presente o estilo gótico, o manuelino, o barroco e outras curiosidades que tais. Salvaram-se(me) os meus jardineiros, que andaram frequentemente à minha volta e portaram-se como uns senhores."

Tenho dito.
Da próxima só se fizer um esquema.

18 comentários:

Laryssa Malosto disse...

Isto ainda continua???!!??

Ricardo Pinto disse...

Cuidado com eles, sendo um dia abaixo de cão, talvez o cão queira morde-la na perna. Mas todos sabemos que a Anabela há muito que está vacinada contra a raiva! Não é assim.
Não percebi o seu comentário in my blogue. Coloquei a dúvida por baixo. Se a Larryssa passar por aqui, também tem lá um repto.

Ricardo Pinto disse...

Ainda são pior os adultos que as crianças... pocha vida. Breve assinam uma petição para cancelar o seu blogue. Cuidado com as feras, elas andam à solta...

Anabela Magalhães disse...

É a mais recente novela, Laryssa. :)
Não te preocupes. :)
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Sabes que eu sou um escorpião azul, não sabes Ricardo? Kakakakaka
Ai que eu até me mordo toda! kakakakaka
Gargalha aí que eu gargalho aqui de tanta mediocridade.
Bj

Anabela Magalhães disse...

E náaaaaaaaa... não teriam êxito.

Laryssa Malosto disse...

Preocupada,estou consigo,mas tenho a certeza que eles ainda irão pedir desculpas por toda esta peixeirada que estão a fazer!
(O meu comentário daquele post continua em polémica)
Bisous!

Laryssa Malosto disse...

Já fui ver Sr.Ricardo!

Anabela Magalhães disse...

Laryssa, tu segura-te mulher! Tu aí e eu aqui. Estás a fazer uma aprendizagem importantíssima para a vida. Não se mente. Não se ocultam as falhas. Assumem-se os erros. Se necessário, pede-se desculpa.
Entendido, Linda?

Anabela Magalhães disse...

Sorry, faltou-me outra - Não se comete perjúrio.

Ricardo Pinto disse...

Laryssa, agora quero que também comentes, quiça, até podes inventar uma nova rima para a prof. anabela, que achas, faz isso!

Laryssa Malosto disse...

Claro!
Falamos hoje se possivel por MSN?

Anabela Magalhães disse...

Sim, claro. Já falámos. :):):)

Laryssa Malosto disse...

já regressou prof minha??
n larga o pc?

Anabela Magalhães disse...

Como é que achas que nascem as apresentações em PowerPoint que eu uso nas vossas aulas? De estaca?
Kakakakaka... estou a brincar.
Mas é evidente que passo muiiiiitas horas da minha vida agarradinha ao pc, Laryssa. Já nem saberia trabalhar sem ele.
Por isso mantenho-me por aqui, interrompendo aqui e ali...
Bisous

Laryssa Malosto disse...

oh,tá a trabalhar,sendo assim nãO A POSSO chatear pelo MSN,que pena!
:'(

Teresa Alves disse...

Boa noite, Anabela, eu até estou espantada!!Nunca tal vi!!Então agora os alunos estão a justificar o injustificável???!!!!Como é possível, admitir-se um mau comportamento e não se ser capaz de corrigir esse mau comportamneto?!Antes, tentam tapar o seu mau exemplo culpando outros...mau, muito mau...alunos de 9º ano?!Lamento e sei que tu lamentas mais ainda, Anabela!
quanto ao preconceito em relação aos CEF...ignora, só prova a mesquinhez daqueles que não têm regras de conduta e não admitem o erro, acatando o que lhes é dito!!
Anabela, tu, como eu, habituadas a estas lides, nunca devemos esquecer que as atitudes ficam com quem as toma!!Só lamento que alunos de 9º ano tenham comportamento incorrectos e provoquem indignação e tristeza com a sua actuação!!!
Triste sociedade a nossa!!!

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Teresa! Até eu. Até eu estou espantada. Diria até que estou "parva".
Foi tudo muito mau, de facto. E continua. Defendem-se atacando os outros. Muito feio. Ainda por cima não tendo razão.
Os nossos alunos são fruto da sociedade do seu tempo em que os valores se degradam a cada dia que passa. Vale tudo por aí - a mentira, a trapaça, o xico-espertismo, o não respeito pelos outros, tudo é considerado normal. Basta ver os exemplos dados pelos nossos políticos... "manso é a tua tia!"
É o paós que temos, povoado com a gente que somos.
Quanto a mim, já sabes, remo contra a maré, na minha vida privada e na pública, o que transparece muito na minha escrita aqui no blogue onde esperneio e esbracejo sem parar.
Talvez amanhã faça outro post ligado ao mesmo tema, abordando e aprofundando aspectos que ainda mal aflorei aqui pela caixa dos comentários.
É uma tristeza, Teresa, mas estamos nisto.
Beijinhos e obrigada pelo teu apoio.
Fica bem.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.