quinta-feira, 29 de abril de 2010

Correcção e Pedido de Desculpas


Luz - Mosteiro de Alcobaça
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Correcção e Pedido de Desculpas

No passado sábado relatei aqui a minha experiência negativa ocorrida durante uma visita de estudo a Alcobaça.
E desse relato fazem parte as duas afirmações que transcrevo:
"Entrei com o primeiro grupo composto de alunos da EB de Amarante e de Telões."
"Queria ter um buraquinho algures para desaparecer dali para fora, envergonhada pelo comportamento daqueles alunos de 9º ano, da minha escola e de outra do meu concelho, muito embora não meus."
Esclareço desde já que não inventei estes dados, que eu não dou para inventora e sofro até de alergias face às mentiras e aldrabices. Durante a visita fui perguntando a alunos, que à minha volta se comportavam de forma inadequada, a que escola pertenciam, e foram-me respondendo uns que eram da minha escola e outros que eram da de Telões.
Ora chegou-me hoje, por via telefónica, o esclarecimento de que todos os alunos de Telões, sem qualquer excepção, terão entrado no segundo grupo, do qual eu não fazia parte.
Assim sendo, e a fazer fé nesta informação, só me resta corrigir o post anteriormente escrito, o que vai ser feito nesta data e nesta hora, apagar as duas referências incorrectamente feitas e deixar um pedido de desculpas, escrito e público, aos alunos da Escola de Telões.
Assim poderá ler-se, a partir de agora:
"Entrei com o primeiro grupo composto por alunos da EB de Amarante."
"Queria ter um buraquinho algures para desaparecer dali para fora, envergonhada pelo comportamento daqueles alunos de 9º ano, da minha escola, muito embora não meus."
E por hoje a conversa vai ficar por aqui só com um acrescento: sou professora/educadora. Sempre. Os meus alunos sabem-no muito bem. Os passados e os presentes.
É certo que a conversa fica por aqui... mas o meu pensamento voa livre.
Observo. Anoto. Registo. Penso.
Penso.

21 comentários:

Laryssa Malosto disse...

Aqueles que me criticaram,deveriam ler isto e principalmente saber admitir os seus erros!

Anabela Magalhães disse...

Seria bom, Laryssa. Seria bom. Seria bom que cada um de nós assumisse os seus erros. Os erros são fundamentais na nossa aprendizagem, por certo te darás conta disto ao longo da tua vida. E dar-te-ás conta da sua importância reflectindo sobre eles, aprendendo com eles.
Como dizia alguém que agora não lembro "Para quê repetir os mesmos erros se há tantos novos para cometer?"
Beijinho, Linda, e fica bem.
Já sabes que podes contar comigo. Mesmo quando deixares de ser "minha".

Laryssa Malosto disse...

Obrigada,nem sabe como foi bom sabê-lo outra vez,neste momento em que preciso tanto!

Anabela Magalhães disse...

Mas tu não me digas que tinhas dúvidas?! Oh, Mulher! Por certo ficarás com elas desfeitas com mais dois anos lectivos junto de mim.
Beijocas... continuamos por aqui... :)... sempre em aprendizagem contante. Tu e eu, eu e tu! :)

Ricardo Pinto disse...

Espera. Parou, não me venham dizer que a feira, a peixeirada o que lhe queiram chamar, só foi feita por uma escola... Poupem-me, eu já ando cá alguns anos e sei que quando duas escolas se juntam há sempre aquela «faísca», aquele atrito. Estarei enganado? Serão os alunos de uma suposta escola do concelho de Amarante, uns santinhos? Sorte para os professores deles, é que isso vai contra a regra a nível nacional.
Poupem-me de vítimas, coitadinhos. Não minha terra custa-se dizer que o coitadinho é...... (melhor estar calado), senão ainda recebo um telefonema...

Ricardo Pinto disse...

Está tudo bien Anabela?

Anabela Magalhães disse...

Eu estou muito bem, Ricardo, de consciência muito tranquila, a fazer o meu papel de educadora. Tu sabes como é... porque já foste meu aluno. Tenho só a acrescentar que refinei bastante nos últimos anos. :) Se era educadora quando te dei aulas agora nem se fala... apenas porque os alunos precisam mais do que precisavam no teu tempo.
Não sei se tens a noção disto, agora que já estás na faculdade.

Ricardo Pinto disse...

Por acaso tenho, trabalho semanalmente com um grupo de 20 crianças, 6.º ano e sei bem, que se lhe dá-mos a mão, querem logo o braço todo. Se recoarmos ao antigamente, os nossos avós diziam que no tempo deles, os pais respeitavam os professores e se os filhos apanhavam era porque precisaram. Hoje, ai do professor que toque no cabelinho do menino, que vai logo a família toda à escola encher o professor de porrada. É uma pouca vergonha, o actual estatuto de aluno - professor. Eles são mal educados, riem-se quando estão a ser reprimidos. Mas comigo a educação impera, e como eu não estou para me xatear, depois de ter chamado a atenção, só digo, meu menino arruma as tuas coisinhas e podes sair...

EMD disse...

Pois o que eu me pergunto é se os alunos mal educados, e este é o único e mais suave adjectivo que me ocorre, já se retrataram, já pediram desculpa pelo duplo desrespeito, ao local e às observações que lhes fizeste.
Já?
Quero lá saber de onde são eles.
Ah mania portuguesa de tergiversar! E mais não digo.

Beijocas para ti,minha querida Anabela

Laryssa Malosto disse...

A prof encontra-se pelo messenger?

Rui Valente disse...

From a distance ...

Hello! My Friend ...

Go to Xi!

Relax, inside it.

From a distance ...

Um XI!

Anabela Magalhães disse...

Não sabia que trabalhavas com miúdos, Ricardo. Então bem sabes que a tarefa de educar está cada vez mais difícil, num mundo onde se perdem as referências a torto e a direito, cada dia mais perdidas com os exemplos indignos que nos chegam de cima.
Eu tenho como característica, uma delas, o ser paciente. Mas é que tenho uma paciência do catano e daí, frequentemente, conseguir levar a água ao meu moinho.
E tenho vidraças transparentes. E sempre que não está frio dou as minhas aulas de portas abertas.
E actuo. Não sei fazer de outra maneira.
:)

Anabela Magalhães disse...

Por acaso, minha querida Elsa, entre tanta conversa não sei se pediram...

Anabela Magalhães disse...

Não encontrava, Laryssa. Agora estou por lá também... que mulher que se preze consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo! Kakakakaka

Rui Valente disse...

Olá Anabela!

Já agora, mulher que se preze também fala no chat do Gmail.

Esse, sim! Todos os que aqui entram, têm conta google e a conta gmail associada.

Se estiverem "online" no gmail, podem conversar no chat do mesmo.
É mesmo chat!
:))))))
Experimenta e vais ver, que é o melhor.
Até na Escola.

Um Xi!

Anabela Magalhães disse...

Constante, Laryssa. Parece que o meu teclado anda a comer-me as letras...

Anabela Magalhães disse...

Logo que possa, lá vou, Rui!
Por agora ando ocupada por aqui e pela caixa dos comentários do meu relato de um dia abaixo de cão.

Rui Valente disse...

Sorry.
À demain ...

Um Xi!

Elsa C. disse...

Portadora de uma Autenticidade muito peculiar, a Anabela consegue conjugar, em doses elevadíssimas, a sensibilidade e a inteligência.
Uma Amarantina que muito aprecio.

Bj

Anabela Magalhães disse...

Eu sei que tu me entendes, Elsa C.
Conheceste-me através do teu filho, depois por circunstâncias várias acabamos por nos aproximar mais e mais. Conheces-me o suficiente para saberes que não abdico da minha honestidade, coerência, verticalidade. Sou assim. Creci assim. Não vai ser quase aos 50 anos que vou mudar, nem sinto qualquer necessidade disso. Adormeço em 5 minutos, não tomo pastilhame, nunca fui ao psiquiatra nem tão pouco ao psicólogo e continuo a gostar de mim quando me reencontro pela manhã. Que eu possa continuar assim até ao fim dos meus dias... não quero olhar para mim e ver uma minhoca ondulante, sem coluna vertebral.
Retribuo as tuas palavras. Sei que estás em sintonia comigo... no preto também... kakakakaka...

Anabela Magalhães disse...

Cresci, evidentemente.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.