quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ponto da Situação - Portugal a Arder


Portugal a Arder - Louredo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ponto da Situação - Portugal a Arder

Ao não convocar Passos Coelho para uma reunião de emergência, hoje, e, pelo contrário, ao deixar-se convocar pelo líder da oposição, Sócrates assume-se como um político ultrapassado pelos acontecimentos, perdedor, desorientado, acossado e em queda livre. Resta-me saber se, na sua queda pessoal, arrastará o país. Ao que tudo indica, sim, arrastará, porque o seu ego é tão grande que já não lhe permite ver-se ao espelho, reflectido. E isto não é de agora.
Uma coisa eu sei e é certa até para os calhaus sem olhos que também os há neste país - este não é o país prometido por Sócrates.
Valha-me o consolo de não carregar nos ombros a culpa de ter acreditado nele e de ter contribuído para a situação em que nos encontramos. Lamento é que tenhamos chegado aqui, fruto de um autoritarismo, de um autismo e de uma incompetência a toda a prova, que geraram uma animosidade, crispação e conflitualidade crescente na sociedade portuguesa. Não me recordo de ter vivido situação semelhante anteriormente. Cego e surdo a todas as críticas, olhando para o opinador, que emite uma opinião contrária, como o inimigo, Sócrates prestou um péssimo serviço à Nação.
O "só eu sei", "o vai nem que seja à força, porque eu quero e porque eu sou o poder" vão-nos sair caros. Demasiado caros.
Resumindo, Portugal está arder ou, por outras palavras, estamos à rasca.

Nota - Entretanto o fogo propagou-se a Espanha que de AA+ passou hoje a AA.
E apesar de podermos especular, tanto quanto os especuladores mundiais, sobre as verdadeiras razões destas mexidas no "rating" certo, certo, é que alguns países tudo fizeram para se colocar a jeito. Foi o caso português.

1 comentário:

Laryssa Malosto disse...

S.F.F (Veja o meu último post)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.