domingo, 18 de abril de 2010

Título de Coronel e Pedido de Divórcio


Primavera - Pont du Gard - Sul de França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Título de Coronel e Pedido de Divórcio

A história, verídica, que hoje conto, passou-se durante a semana que agora finda, com a minha direcção de turma.
Directora de turma que se preze tem sempre uns ralhetes e avisos à navegação dirigidos aos seus pupilos, neste caso uma turma dos Cursos de Educação e Formação.
Os primeiros momentos da aula são sempre por mim guardados para saber se as férias foram boas, se as festas correram pelo melhor, se aproveitaram para descansar, se os alunos se portaram bem e não deram cabo da cabeça aos pais, se há reclamações sobre as notas... enfim, o procedimento normal em qualquer turma, mesmo onde não exerça estas funções tão especiais. De seguida entra a directora de turma propriamente dita - Atenção às tuas notas, tens de subir as negativas; atenção à pontualidade, já melhoraram, na generalidade das disciplinas, mas ainda há gente que pode fazer melhor; atenção às faltas, não quero ninguém a faltar... já sabem que só têm permissão para faltar se estiverem a morrer; atenção que já no próximo mês de Maio entram em estágio e quando entrarem nas empresas estarão a representar a E B 2/3 de Amarante... quero comportamentos exemplares; atenção às senhas tiradas para o almoço que nem sempre foram coincidentes com as refeições consumidas... não sei se têm a noção que são refeições que a escola paga e que vão direitinhas para o caixote do lixo. Francamente, nem parece vosso não pensarem nestas coisas! Tanta gente a morrer à fome por este planeta e vocês a terem este comportamento verdadeiramente inadmissível.
E as chamadas de atenção continuaram, sucedendo-se umas às outras sem grandes interrupções, por vezes dirigidas ao conjunto da turma, por vezes com destinatários bem particulares.
Sim, perguntam vocês, mas o que têm a ver o título de coronel com um pedido de divórcio?
Pois estão ligados, porque os ganhei, aos dois, nesse dia.
A dada altura, o mais malandro da turma, por certo já cheio dos muitos ralhetes a ele dirigidos, resolve responder a cada um deles com um - "Sim, coronel! Sim, coronel!" - que deixou os restantes alunos da turma de sorriso rasgado de orelha a orelha. E, às tantas, um outro, excelente miúdo, trabalhador, sempre muitíssimo bem disposto e sorridente, resolve virar-se para mim e informar-me, com ar solene, - "Professora, quero o divórcio!"
É claro que as gargalhadas ficaram incontidas, tal o inesperado da coisa, e já combinámos - dar-lhes-ei o divórcio, a todos, amigável, lá para a segunda quinzena de Julho.
Até lá, jardineiros... aguentem-se com a "coronel"!

5 comentários:

Raul Martins disse...

Fizeste-me sorrir com este post. Estes meninos nunca deixarão de viver no teu coração nem tu no deles. E já tens mais um nome para o teu rol!
.
Um beijinho... minha Coronel!

Anabela Magalhães disse...

Estes miúdos são uma delícia, frequentemente são uma delícia, Raul! E fonte de renovação para nós, professores, que lidamos com esta juventude criativa todos os dias. Isto quando a coisa corre bem...
Fico contente por te ter feito sorrir... :)
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Ah! E é verdade... mais um nome para o meu extenso rol...

zinhapereira disse...

Olá Anabela!
Tenho quase a certeza que quem te inventou o coronel foi o M. e o divórcio diria que foi o C., não?
Nunca fui professora deles, mas temos umas conversitas, lá isso temos.
bjtos
Zinha

Anabela Magalhães disse...

Na mouche, Milhé! Tu faz-me o Euromilhões!
Beijoquinhas! Muitas!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.