quinta-feira, 27 de maio de 2010

Antero de Alda

Antero de Alda

Hoje apresento um professor de excepção, de primeira água, que comigo trabalha na EB 2/3 de Amarante.
Conheço o Antero há muitos anos, mais concretamente desde a minha primeira passagem pela ESA, que terminou mal, como já tive oportunidade de relatar aqui no blogue, com o director a acabar com o meu horário para eu não ter a mínima hipótese de por lá permanecer, colocada como contratada. Não sei se o Antero saltou fora primeiro do que eu, ele voluntariamente, por certo, mais um que a ESA não soube ou não quis reter, lamentavelmente, eu forçada, e lá nos reencontrámos uns metros abaixo, na EB 2/3 de Amarante.
Esse era ainda o tempo do Magalhães na direcção, da aposta num site da Escola num tempo em que nem todas as escolas o tinham, e que se revelou difícil de implementar devido às resistências entre os pares. Cena velha de se ver... quem vai à frente leva porrada a torto e a direito!
Pois o Antero lá elaborou o dito e o dito obteve até vários prémios, porque o rapaz, quando faz, não faz que faz.
O Antero, sem o saber, foi a minha musa inspiradora no trabalho que viria a desenvolver anos mais tarde, em PowerPoint, quando me desafiava, assim como quem não quer a coisa "Mas está na hora de fazeres uma apresentação diferente dos materiais que usas." E eu a concordar com ele e sem saber por onde pegar o touro pelos cornos. Até que um dia peguei, e deu o que está à vista.
Pois o Antero, ia eu dizendo, este professor de Educação Visual que alguns dos meus alunos têm a sorte de ter, é um trabalhador incansável, perfeccionista que nem sei, criativo mais do que quanto baste e é um enooooorme prazer poder apresentar, hoje, um dos sítios onde o podemos encontrar, aqui pela Internet.
O Antero, a obra dele, está à distância de um clique rápido, mas a visita terá que ser demorada para escutar, olhar, ver, absorver, para se deixar inquietar, interpelar.
O mundo que o Antero partilha com cada um de nós, no seu sítio, é um mundo português em extinção, sofrido, enrugado, encarquilhado. Mas igualmente orgulhoso e digno, apesar de completamente abandonado à sua sorte, quantas vezes madrasta.
Observo os rostos, as poses, a envolvência e não deixo de pensar em esteios, esteios feitos de carne e osso, que teimam em resistir à passagem do vendaval e do temporal.
Agradeço-te Antero. Agradeço-te muito a partilha do teu talento.
E afirmo, aqui e agora, que honras qualquer escola que te tenha nos seus quadros.
Infelizes os cegos que não compreendem isto.
Clique aqui e aceda aos conteúdos do Antero de Alda.
E veja a beleza de filme que eu descobri no YouTube, feito a partir de 37 fotografias da sua autoria.
Pelo meio ainda descobri a beleza da Margarida... beijocas, Linda!
Saudades tuas... e de outras e outros que deixei para trás... na ESA...

12 comentários:

Em@ disse...

Ai, Anabelusca! tens que me apresentar este colega!
ando doida para ter umas docas para fazer poesia mais visual...sei que há programas, mas precisava mesmo de umas luzes.pleaaaaaaaaaaaaaaaase.
diz-lhe que eu em duas ou 3 lições on linde aprendo . :D

Anabela Magalhães disse...

É excelente, não é?
Ah! Queres docas do Anterinho? Kakakakaka...

Em@ disse...

quero docas, pois!dicas qualquer um dá!

Anabela Magalhães disse...

Achio qué docas és com siocratiés...

Em@ disse...

bueno cum essoutro num quiero nada.
quiero unas liciones cum este Antero! bale?

Anabela Magalhães disse...

Voi á tentar... no ló sé... Antero és un hombre muy ocupiado...

Antero de Alda disse...

Querida Anabela, este teu post vem cheio de significados ;)

Vamos por partes:

1 – É verdade que o director da ESA tem a sua parte de responsabilidade por eu ter saído de lá, e ele sabe isso muito bem;

2 – O site do nosso Agrupamento teve prémios nacionais e internacionais (esteve no Top100 dos melhores sites de escola de todo o mundo numa classificação da European SchoolNet) e está agora completamente destruído; não é difícil deduzir quem é a responsável;

3 – A Margarida: sim, a minha mulher é realmente muito bonita!

Em suma, como sabes, a vida é uma dança e como diria Zaratustra eu só poderia crer num deus (ou até mesmo num diabo) que soubesse dançar.

Parabéns pelo teu magnífico testemunho de ‘resistência’ neste blogue e… porque «à laboriosa abelha não sobra tempo para tristezas», ‘bora lá dançar, que vem aí o S. Gonçalo ;)

PS/Se me permites, só uma pequena correcção: esse filme que está no YouTube não foi feito por mim, mas sim por um amigo que ‘roubou’ as fotos das minhas viagens na Linha do Douro. Fê-lo muito bem. A Internet tem o seu naco de democracia.

Em@ disse...

Tô fêta contigo! tu mum lhe disseste nada milhér...ao Antero.
Se fossie ao Siocratiés habiavas luego. fóooooooooooonix, tu q'ando te gustas dum hombre....:D
va de retro. diablo!

Anabela Magalhães disse...

Já lhe disse, Em@... e o rapaz sorriu...

Rui Valente disse...

Bonito texto.
Bonito "nick". Dos mais bonitos que conheço.
Gente calma, sossegada.
É bom vir aqui.
Bom fim de semana e façam o favor de serem felizes.

Um Xi!

Anabela Magalhães disse...

É certo, meu querido Antero, este meu post está carregado de significados, talvez por pouca gente atingidos na sua totalidade.
Pois esse director, que tem responsabilidades na tua saída da ESA, também tem responsabilidade na minha saída. E também sabe disso. :)
Quanto ao site da escola, tu sabes que eu era frequentadora dele. Mesmo na ESA, de quando em vez, lá clicava para me conectar com uma escola onde amei estar e onde me senti em casa e assim ia sabendo das novidades. O site era uma beleza e eu gostava muito dele. A partir de determinada altura começou a ficar estranho e ainda não conseguiu reencontrar o equilíbrio. Provavelmente nunca conseguirá porque cada produto que criámos é nosso, fruto da forma como o concebemos e executamos e aquele site é um teu produto já abastardado.
Uma pena, digo eu, ao vê-lo sem ser carne nem peixe. Pode ser que venha a ficar equilibrado... uma coisa é certa... tudo isto exige muiiiiito tempo e não se compadece com um bocadinho a despachar. Eu que o diga e eu não me aproximo nem dos teus calcanhares!
Quanto à Margarida... beijoquinhas fofinhas... se não te importas...
Quanto à laboriosa abelha, é certo que não lhe sobra tempo para tristezas... para novelas tão pouco!
Amanhã lá estarei na Manif! Exorcizando os diachos que existem em mim! E depois... venha o S. Gonçalo, pois então!
Beijinhos!

Anabela Magalhães disse...

Bigada, Rui!
E faz o favor de ser feliz también!
Beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.