sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pérola


Pérola

Na passada quarta-feira fiz vigilância da Prova de Aferição de Língua Portuguesa do 6º ano de escolaridade. Eu e mais umas largas dezenas de docentes da minha escola, a que se juntam mais uns largos milhares das restantes escolas espalhadas de Norte a Sul deste país que já conheceu melhores dias.
Confesso que, passados todos estes anos, continuo a ficar chocada com o gasto de papel a que o GAVE se dá ao luxo, nestes tempos de crise económica e financeira profundas.
A cada professor vigilante, dois por sala, mais respectivos vigilantes suplentes, é distribuído o chamado Manual do Aplicador, que contém pérolas atrás de pérolas, em dez páginas sucessivas de papel de muito boa qualidade.
Confesso que a pérola mais engraçada é a pérola digitalizada que ilustra este post, estão a ver lá em cima?, onde o pessoal do GAVE faz um aviso à navegação dos professorzecos aplicadores da coisa e afirma "Não procure decorar as instruções"... cof... cof... cof... como se isso fosse possível com os nossos neurónios estafados... "ou interpretá-las"... cof... cof... cof... como se os professorzecos fossem capazes de interpretar coisas tão complexas como "Quando os alunos estiverem calmamente sentados, e antes de proceder à abertura do(s) envelope(s), leia em voz alta:
- Como já sabem, os alunos que frequentam o 6º ano de escolaridade vão, à mesma hora, realizar esta prova.
Continue a ler em voz alta:
- Passo agora a ler os cuidados a terem ao longo da prova.
E as pérolas, complexas e jamais passíveis de interpretação pelos professorzecos, continuam infindáveis por dez páginas deste teor.

Haja paciência.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.