domingo, 16 de maio de 2010

Testemunho

Testemunho

Por vezes temos surpresas boas vindas de alunos ou ex-alunos que permanecem/permanecerão para sempre no nosso coração. Confesso que o meu coração é grande e vai guardando este, aquele ou aquele outro, ano após ano, escola após escola. Bem comportados, mal comportados, educados, malcriados, doces, ariscos, excelentes alunos, maus alunos... que o meu coração não os exclui de maneira nenhuma. Acho mesmo que por vezes venço alguns, alguns mais difíceis, exactamente por esta característica que é minha, por não desistir deles até à exaustão.
Pois um dia destes fui brindada com mais uma surpresa destas, neste caso muito boa, onde me enrosquei, ganhando alento para continuar uma profissão que se tornou, nos últimos anos dos consulados Sócrates, penosa como o raio que a parta.
Pois o José Luciano resolveu deixar-me um comentário que, chegado com quase dois anos de atraso, adoçou-me e alimentou-me a alma principalmente por ele, mas também por mim, pela Laurita, pela Júlia.
Falo por mim. Não gosto de ser mais uma que passa nas suas vidas sem lhes acrescentar nada e, por isso, trato de lhes acrescentar conhecimentos, acima de tudo trato de pôr a pensar os seus neurónios jovens e robustos, que é para isso que eles existem, mas também trato de lhes acrescentar sorrisos, muitos sorrisos e gargalhadas, e pedidos com "por favor" e "desculpas" para cá e para lá. Acima de tudo tento ser coerente entre o que defendo e o que pratico.
Acredito na educação pelo exemplo e já a defendi aqui inúmeras vezes. Pratico-a todos os dias dando o litro tanto quanto sei e posso. Por isso não posso deixar de saborear as palavras reconfortantes do José Luciano, saborosas para qualquer professor(a) que se preze.
Lidamos com jovens em crescimento acelerado e em formação constante. Todos os cuidados são poucos.
O testemunho que aqui publico, com autorização do próprio para o colocar aqui mesmo no corpo do blogue, é importante. Não só para mim, mas também para a Laurita, para a Júlia...
Acredito mesmo que seja importante para muitos de nós. Porque é o testemunho de alguém completamente descomprometido, porque já não nosso, num outro estádio de desenvolvimento e amadurecimento que só nos pode incentivar a fazer ainda mais e melhor. Apesar da Tutela. Apesar dos constantes ataques por parte desta Tutela que agora continuam em versão embrulhada em sorrisos, comprometidos e falsos, tentando disfarçar o indisfarçável - a Tutela continua a ver-nos como professorzecos e continua a tratar-nos como tal. Nós continuamos a não admitir isto. A Tutela continua a não gostar de nós e nós a não gostarmos da Tutela e não vejo modo de alterar o que tantos danos provoca em nós.
Pelo meio resta-nos a imensa alegria da partilha com os nossos alunos, daqueles que nos conhecem, daqueles que privaram ou privam connosco e com quem partilhámos ou partilhamos os nossos dias... um dia... muitos dias...
Foi o caso deste. Do José Luciano que eu conheci pequenito e está agora mais alto do que esta professora. Mais alto em altura.
E que está incomparavelmente mais alto em conteúdo se comparado com aquele miúdo que eu deixei um dia, lá atrás, algures na sala 21.
Sorrisos doces para ti, meu querido José Luciano.

E aqui deixo então os nossos comentários, ao meu post de 2008, intitulado 9º H - "Finito".

Ser Pensante disse...

Quem eu era e quem eu sou. Como eu era e como eu sou. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" mas mais importante ainda as mentalidades. Na altura, como aluno problemático que era, achava "fixe". Hoje em dia, arrependo-me de não ter aproveitado de forma respeitadora e correcta os melhores anos da minha vida, que já lá vão faz um tempo. Foram criados laços, amizades que hoje perduram outras que foram esquecidas. Assisti ao crescimento e desenvolvimento de muitos dos membros da turma inclusive ao meu. Aconselhei, chorei, ri, escutei e falei. Cresci, aprendi, cai e levantei-me. Tudo ao lado destes meus eternos colegas do coração, cada um especial à sua maneira. Não poderia como é óbvio deixar de parte os professores. As professoras Anabela Magalhães, Laura Marques e Júlia Pereira entre todas(os) as(os) outras(os) professoras(es) foram as professoras que, sem dúvida mais marcaram. Com as professoras Anabela e Laura desenvolvi uma relação de amizade "extra-escola". A professora Júlia marcou pois era a professora que "menos" gostava e mais me dava na cabeça. Só depois de crescer dei valor às suas palavras. Tenho muito a agradecer pelo que por mim fizeram. As conversas, conselhos, ou o simples facto de sorrirem. Outrora foi-vos imposto um aluno insurreto e problemático. Hoje, de livre-vontade está perante vós um amigo arrependido e grato. Mil desculpas por tudo o que de negativo no passado ficou e mil obrigados por tudo o que por mim fizeram. Aos meus colegas, um muito obrigado pela segunda oportunidade, por se terem dado ao trabalho de conhecer o "novo" Luciano, por tudo o que se torna difícil de descrever em palavras. Marcaram para sempre. Zé Carlos, Mário, Carlos, Franscisca, Zé Pedro, Francisco, Ricardo, Hugo, Lando... Todos. Por muitos anos que passem, recordar-vos-ei sempre com nostalgia e saudade. Amo-vos.

E por entre tudo isto, tanto fica por dizer...

P.S. - No último dia de aulas não fui pois não queria chorar à frente da turma. Hoje, choro por não ter ido e ter deixado uma última marca, um último sorriso ou lágrima no nosso eterno 9ºH.

Beijinhos,José Pires
13 de Maio de 2010 01:01

Anabela Magalhães disse...
Vieste aqui, passados quase dois anos, José Luciano! Para me deixares de lagrimitas nos olhos, com saudades dos três anos que me foi dado viver convosco e durante os quais assisti ao vosso crescimento. Uma turma fantástica, cada um à sua maneira.
De ti guardo uma memória bem diferente daquela que aqui me deixas. Eras um miúdo de olho vivo, com potencial para fazer mais, sem dúvida, mas muito simpático e sempre educado. Acima de tudo guardo o teu sorriso doce, franco e generoso que vejo ainda na sala A21.
Já não me lembrava que faltaste à minha última aula, aula em que fizemos o balanço de três anos de trabalho meu e vosso. Foi até engraçada. Relembrei o Eduardito e as suas bocas improváveis, relembrei também o que disse à Francisca sobre a sua evolução, principalmente no que se refere à organização do caderno diário. Dei-lhe os parabéns... relembrei o Mário, o Ricardo, a Dianita, o Zé Carlos, o Zé Diogo, a Carolina, a Leonor, o Xico... todos.
E olha, também eu tenho saudades vossas, já sabes e provavelmente sentes estas saudades e ternura no ar quando te cruzas comigo e trocámos os nossos sorrisos rasgados. Foi um prazer acompanhar-vos a vida. Foi um prazer ter-te como aluno. Vocês fizeram dos meus dias na ESA dias incomparavelmente melhores.

Beijinhos e xi-coração com carinho.
13 de Maio de 2010 01:45

12 comentários:

Em@ disse...

É isto que nos alimenta, não é Anabela?
Lindo testemunho e lindo o José Luciano. :)
pront(us)!e linda, tu, também!
beijinhos

Anabela Magalhães disse...

É o que nos alimenta e nos faz resistir.
Acompanhei estes alunos numa escola muito difícil, porque alinhada com o sistema até dizer chega, onde sobreviver durante o consulado de MLR exigiu um esforço constante e duro. Constante e duro. Perturbador, até. Quem sobreviveu mais ou menos bem à tempestade tempestuosa, o que foi o meu caso, saiu fortalecido.
Ora estes meus alunos, um prazer tê-los no meu G, H e F, ajudaram-me, por certo sem o saberem, na minha luta diária.
Estou-lhes grata.
Beijinhos, Em@, e obrigada pelas tuas palavras!

Petra Maré disse...

Belo.
Se no presente muitos outros pudessem olhar para a frente e perspectivar o presente, muito se pouparia em tempo, trabalho e quantas vezes, desgosto...

Laryssa Malosto disse...

Que beleza de testemunho..
Está a ver,a vossa profissão tem dias maus e dias exelentes como aquele em que a prof recebeu aquele comentário do José Luciano.
Deve ter sido emocionante para sii..
Ele agora agradece tanto o seu esforço contínuo durante aqueles 3 anos em que esteve nas "suas mãos".
Também quero deixar "pegadas,rastos.." como deixou o José Luciano em sua vida
profissional..
Beijinhos,sorrisos,e xi-coração com imenso carinho professora minha!

Anabela Magalhães disse...

Passi, que alegria vê-la por aqui! E quantas saudades também suas, de um tempo próximo mas já tão distante.
Um dia destes temos de fazer um encontro de bloggers... para somente conversar... sem teclar... kakakakaka
Obrigada pelas palavras que aqui me deixa. Já sabe que vindas de si têm para mim um acrescido significado.
Ah! E continuo a ter a companhia de um maracujá, que vejo lá pelo recreio... adoro vê-los a jogar ao berlinde!
Beijinho e xi-coração com saudades...

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, aluna minha! Para ti que perspectivas um dia poder vir a ser professora este é também um testemunho importante.
E garanto-te que é sempre com enorme emoção que recebo estas provas de carinho, amizade, amor. Eu faço por lhes/vos retribuir.
Não te esqueças que o trabalho não foi só meu e nunca é um trabalho isolado. Conselho de Turma que se preze deve remar todo para o mesmo lado, no sentido da exigência sempre sempre acompanhada com sorrisos rasgados e francos, e sempre interrompidos por ralhetes se estes se tornarem necessários. Ralhetes a sério. Como aquele do outro dia, Linda!
Ah! E fazes bem em querer deixar a tua pegada. Quem não a deixa marcada no chão que pisa... existirá mesmo?
Beijocas, Laryssa

laura Marques disse...

O Luciano sempre foi um menino muito especial e fez parte de uma turma com a qual gostei particularmente de trabalhar. Aliás, tenho a sorte de continuar a acompanhar alguns desses alunos. Sim, tenho a sorte de acompanhar o crescimento de cinco anos, tendo criando uma relação de amizade que tenho a certeza que irá perdurar.
São alunos assim que nos dão força e alento para continuarmos a ensinar com um sorriso nos lábios e com o coração aquecido.
Xi coração para ti e um xi coração especialmente meiguinho para o Zé Lu.

Anabela Magalhães disse...

É verdade, Laurita, por isso enrosca-te e aquece-te aqui, Linda!
E já sabes o prazer que foi trabalhar contigo naquela ESA mais do que imprópria para cardíacos!
Fica bem! Se mereces!
Xi-coração

José Pires disse...

Sempre ouvi dizer que mais vale tarde que nunca. E cá estou eu :) Professora, ao escrever as lagrimitas também cá estavam. Uma turma fantástica, cada um à sua maneira.
Sempre me julguei injustiçado pela vida, mal julgado e que não merecia tudo o que passei. E por incrível que pareça só agora percebi que devia usar o meu potencial. Mas, mais uma vez, mais vale tarde que nunca. A sala A21 deixa imensas saudades. Imensas.
Hoje digo, muito sinceramente que infelizmente não fui.
Sinto imensas saudades. Mas estou a organizar uma "surpresa" e gostaria quer a professora Anabela quer a professora Laura que tambem participassem. E sinto-me muito grato por o saber. Muito.

Um beijinho no coração :)
José Pires

Anabela Magalhães disse...

E é verdade, Luciano, absolutamente verdade!
Lembra-te disto: a nossa história não depende totalmente de nós mas lá que somos determinantes lá isso somos. Há tantos caminhos possíveis... por onde seguir? Há que optar, prestando atenção aos sinais. Erramos? No problem! Façamos um desvio, uma inversão de marcha. Tudo, mas mesmo tudo, contribui para sermos quem vamos sendo ao longo da vida.
O sentido deve ser positivo, solidário, respeitador. Acredito mesmo que quem mais dá, mais recebe. De tudo. Sendo que o mais importante são os afectos.
Quanto à surpresa... sabes que eu adooooooro surpresas, aluno meu?
Aguardo... impaciente... kakakakaka
Um beijinho do e no coração teu!
Fica bem, Lindo!

José Pires disse...

Nem mais Anabela, nem mais! Subscrevo cada palavra!
Eu lembro-me que a professora adora surpresas. E esta para breve...
Obrigado pelo comentario :) Só alterei a imagem e acrescentei novas músicas à playlist para não se tornar enfadonho.

Um beijinho,
José Pires

Anabela Magalhães disse...

:):):)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.