domingo, 16 de dezembro de 2012

Amadeo de Souza-Cardoso

Amadeo de Souza-Cardoso

Hoje volto a este Amarantino Maior graças ao meu irmão e às partilhas do face. Hoje volto ao Amarantino Génio da Pintura do início do século XX que, tendo morrido tão jovem, nos deixou um legado pictórico de incalculável valor e que permanece um desconhecido para tantos e tantos portugueses...
Amo-o. À sua pessoa de escorpião senhor do seu nariz bem à frente de uma sociedade demasiado pequena para a sua grandeza. E depois amo a sua obra, as suas formas, as suas cores, as suas composições, os seus ismos, os seus rompimentos e experimentações, os seus caminhos abertos à conta de pinceladas seguras e firmes que, juntas, nos abrem novas janelas e portas e nos interpelam continuamente a cada dia que passa.
Visito a sua inspiradora obra amiúde. Tenho a sorte de a ter à distância de meia dúzia de passos de mim. Levo os meus alunos ao museu em visitas de estudo gratuitas, previamente agendadas com os técnicos/guias do museu. E espero conseguir passar este meu amor/admiração a todos os meus alunos que, no 9º ano, visitam comigo, religiosamente, o Museu Municipal de Amarante que tem a responsabilidade de "carregar" o seu nome.


2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite, Anabela.
Esta semana, a RTP2 presenteou os amarantinos e outros cidadãos espalhados pelo mundo, apreciadores de Amadeo, com um bom programa que dava por o nome de: À velocidade da inquietação- Amadeo Souza-Cardoso. Vida e obra de Amadeo.Muito bom.
Oxalá não tenhas perdido.
Uma boa semana de trabalho.
Gena Teixeira

Anabela Magalhães disse...

Boa noite, Gena! Fui jantar à minha sogra e... perdi! Resta-me agora procurá-lo no tubes ou no site da RTP.
Obrigada pela informação. Desejo-te uma excelente semana de trabalho! Muito nos espera, não é assim?
Beijinhos...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.