domingo, 14 de dezembro de 2014

Justino Alves - Galeria São Mamede



06 Imagem XXV - 114x146cm

Justino Alves - Galeria São Mamede
 
A magnífica exposição do pintor Justino Alves inaugurada no passado dia 11 de Dezembro, intitulada Contra Corrente, encontra-se patente ao público na Galeria São Mamede, em Lisboa, até ao próximo dia 21 de Janeiro de 2015 e, garanto-vos!, vale bem a deslocação, propositada, do Norte até à capital.
 
Justino Alves é um Mestre da Luz e da Cor, que ele trata por tu, da luz e da sombra, do claro e do escuro, que aqui e ali se misturam numa simbiose perfeita, ora suave e harmoniosa, ora abrupta e violenta. Pretos, azuis, verdes, cinzentos, brancos, vermelhos... sempre sempre em tonalidades múltiplas que a sua paleta de cores conhece variantes incríveis que nunca se esgotam e sempre se recriam e se renovam a cada tela espatulada com primor. 
Justino Alves é também um Mestre da Forma, humana quase sempre!, já que a sua temática gira muito em volta de um figurativo mais ou mesmo abstracto... ou será de um abstracto mais ou menos figurativo?... que nos propõe e nos desafia a uma reflexão sobre a complexidade e a riqueza das relações humanas. Por vezes a figura humana é difícil de percepcionar numa abordagem mais primária mas esse não é o caso desta exposição, intitulada ContraCorrente, onde a figura humana ganha uma volumetria tal que chega a parecer tridimencional. 
 
Parabéns, João Justino Alves! Pela criatividade sempre renovada e pelo asseio e honestidade sempre patente no seu trabalho.
E agora dou-lhe a palavra: 
 
Contra Corrente

"Os quadros em exposição são mais um contributo a um longo ciclo de pinturas, cujos elementos construtivos se enquadram na exploração de perfis que de algum modo sugerem a figura humana, apoiada no plano por estruturas geométricas complementadas na composição por formas simbólicas adequadas à finalidade expressiva e conteúdos do quadro.
Na construção de tema tão recorrente e com grandes possibilidades de banalização tanto criativa como formal, uma das maiores dificuldades consistiu em ultrapassar esta situação e encontrar uma caracterização adequada dos valores e particularidades distintivas das obras.
Pintura – Contra Corrente (analisando o atual panorama das Artes Plásticas com um forte apelo a uma diversidade de propostas, conceitos e experimentalismos ainda não escrutinados e sob reserva histórica) – a presente Exposição provem da aceitação de conceitos clássicos de Pintura e segundo essa linha de orientação atua no exercício de um discurso pessoal no horizonte das manifestações plásticas contemporâneas.
Serão sempre discutíveis e imprevisíveis as orientações de futuro e a validade das ações criativas do presente, mas é minha convicção que a sua sobrevivência temporal se centrará muito mais na afirmação da sua própria emergência, do que nos ventos ocasionais que ditam a conformidade estabelecida."
 

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.