domingo, 2 de julho de 2017

Dos Chumbos em Extinção...


Dos Chumbos em Extinção...

... ou das retenções em extinção, para usar a terminologia agora em vigor nas escolas portuguesas muito haveria a dizer mas, por agora, fico-me pela transcrição de uma verdade vergonhosa, quem está no activo consegue vê-la mesmo se míope e sem óculos compensadores!, que me envergonha enquanto portuguesa, que me envergonha enquanto docente. Porque o retrato de Portugal sai mal nesta fotografia. E, como sempre, o retrato dos políticos, que têm responsabilidades acrescidas por termos chegado ao século XXI tão despudoradamente assimétricos, tão lamentavelmente desiguais, sai mais que borrado. Quanto desinvestimento em Educação a troco de gente com asas e com bolsos a esbordar... igualmente com asas!

"Por outro lado, Portugal é também dos países da Europa onde a retenção tem mais fortemente uma marca de classe: a maior parte dos alunos que chumbam são oriundos de meios socioeconómicos desfavorecidos."

Em 16 anos, nunca se chumbou tão pouco como no ano lectivo passado


4 comentários:

Anónimo disse...

Se consultarem as estatísticas, também constatarão que os idosos são o grupo com maior taxa de mortalidade, o que é uma injustiça! :)

O fim das retenções vai penalizar os mais desfavorecidos (contrariamente ao que se diz).

Anabela Magalhães disse...

Viva Luís!
O teu comentário não contradiz em nada o conteúdo do meu post que é uma crítica ao poder político que nos tem (des)governado.
Beijinhos! Bom saber-te por aqui!

Anónimo disse...

Também não era essa a intenção, Anabela!

Anabela Magalhães disse...

:) :) :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.