terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

A Palavra ao Professor Gabriel Vilas-Boas - Um Projecto Caro, Pouco Útil e Divisionista




A Palavra ao Professor Gabriel Vilas-Boas - Um Projecto Caro, Pouco Útil e Divisionista 

O post que se segue foi surripiado no blogue Sete Pecados (I)mortais
E é mais uma opinião discordante a somar às muitas já manifestadas.

A Câmara Municipal de Amarante encomendou ao arquiteto Souto Moura um projeto para requalificação do mercado municipal e uma intervenção na alameda Teixeira de Pascoaes. O renomado arquiteto apresentou o seu anteprojeto e a polémica instalou-se entre os amarantinos.
No meu entender, há neste processo e neste projeto alguns dados relevantes que deveriam ser tidos em conta, que levariam a parar o processo e, na minha opinião, a rejeitar o projeto.

1º O anteprojeto é muito polémico, havendo várias pessoas, que amam e pensam Amarante, que estão frontalmente contra. 
2º Um projeto desta envergadura e com este impacto não pode… não deve ter uma oposição técnica, social, histórica e económica tão forte… mas tem!
3º Manter o mercado municipal onde ele está, requalificando-o, não é a grande paixão da maioria dos amarantinos, que preferiam outra proposta para o espaço. 
4º Mais do que intervir no mercado, o projeto propõe-se “mexer” na Alameda, ou seja,  na face mais visível da cidade, mas não há projeções 3D, que permitam perceber, desde já, como ficará a cara da cidade quando o projeto for concluído. 
5º A proposta de uma larga escadaria ate ao rio é interessante, mas será uma mais valia económica, social e cultural para os amarantinos ou funcionará apenas como aporte estético? 
6º Tendo por garantido (?) este upgrade estético de uma das margens, como jogará ele com a imagem projetada do outro lado do rio? 
7º o projeto emagrece ainda mais a Alameda, tornando-a numa praça. É isso que os amarantinos querem? É isso que sonham para a cidade? Foi isso que o presidente da CMA pediu a Souto Moura?
8º O Mercado permanecerá no mesmo local, mas o trânsito terá forte restrições, e, no futuro, querer-se-á residual. Isto é plausível? Como se vai querer apertar o trânsito naquela zona, quando se investe fortemente num mercado que usa e abusa de carros, carrinhas, camionetas? Estão a ver as pessoas a transportar as compras, ao longo de centenas de metros, à mão, em dias de feira? Eu não. O que vejo é um Teixeira de Pascoaes ainda mais aturdido, às quartas-feiras, com o trânsito caótico à sua volta.
9º Não é o ideal em termos de mobilidade, mas a verdade é que os comerciantes e os moradores precisam que os carros passem na ponte de São Gonçalo. O projeto Souto Moura pressupõe que isso, a prazo, deixe de acontecer. É bem-intencionado, mas pouco exequível em termos sociais e económicos. E que diz Souto Moura sobre o assunto? Não quer saber, não é problema seu? E que diz o Presidente da Câmara de Amarante sobre o problema? Vai criar parques de estacionamento, nas redondezas. Se for com a rapidez e eficácia daqueles que servem a zona do Arquinho e a Rua 31 de Janeiro, podemos ficar descansados!
10º Nem a Câmara de Amarante nem Souto Moura disseram quanto irá custar a execução da obra (pelo menos um valor aproximado). O arquiteto é conhecido por gostar de trabalhar em obras / projetos “sem orçamento”.  Há vinte anos projetou o belo, o magnífico, o laureado Estádio AXA, em Braga, por 65 milhões de euros. Já custou 165 milhões e pode chegar aos 180 milhões e é frio, pouco confortável, longe da cidade e das pessoas, além de ter uma manutenção caríssima. Sabem quem pagou? Os bracarenses, ao longo de quinze anos. A edilidade minhota já teve as contas congeladas por causa do sumptuoso estádio de Souto Moura, e por causa da renda que teve (ainda tem) de pagar à banca, deixou de fazer importantes investimentos sociais e culturais. Ora, em Amarante, o executivo camarário já atingiu o limite razoável de endividamento bancário, mas propõe lançar-se numa obra cara (e sem preço final garantido), polémica, divisionista e criadora de problemas a quem vive e trabalha no centro da cidade. Não é sensato, não é equilibrado e pode causar danos irreversíveis, por muitos e longos anos. 

P.S. Souto Moura é um grande arquiteto, mas não temos de aceitar tudo o que ele propõe como se fosse divino. Para ele, isto é só mais um projeto, para Amarante pode ser um beijo de escorpião.

Gabriel Vilas Boas


2 comentários:

Anónimo disse...

se for para pagar em 30 ou 40 anos , projectos de arquitectos foge.... ou então o presidente de Amarante que o pague e não a camara de amarante, que não vai estar a sustentar malandros quando esse presidente já nem la estiver

Carlos disse...

Fujam de projectos com arquitetos, ou vão ter uma conta de 180 milhões para pagar nos proximos 40 , 50 anos , se o presidente quiser pagar do seu bolso e não do bolso da camara municipal de amarante tudo bem , porque não vai estar a camara a trabalhar para malandros durante anos, é um embuste de arquitetos, e no final as coisas querem vir abaixo como o tal estadio de braga que não se aquenta nem em cima de uma pedreira, é trafuxilhesse de arquitetos, so este e o siza vieira, essa gente não têm escrupulos para roubar o povo, as suas obras ninguem as quer nem de graça vejam o estadio alugado a 500 euros e quando declaram falência e vão a leilão ninguém as compra, arquitectos da trafuxilhice, a essa malta não falta dinheiro quem lhe paga é o povo enganado

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.