sábado, 12 de outubro de 2019

S.TO.P - Os Políticos a Engonhar, os Anos a Passar e Nós a Amiantar

André Pestana - Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


S.TO.P - Os Políticos a Engonhar, os Anos a Passar e Nós a Amiantar

A reunião foi feita via skype já que o S.TO.P é ainda um pequenino sindicato, de tenra idade... o que não quer dizer que, apesar de novo e pequeno ainda, não tenha chegado com muita garra e com muita vontade de fazer diferente.
A questão do amianto nas escolas foi desde o início uma preocupação dos professores que fazem parte deste sindicato que se organizou de forma colegial e foi desde sempre uma preocupação dos professores associados e mesmo não associados.
A questão da retirada do amianto dos edifícios escolares é uma questão que já tem barbas longas e brancas e que, sejamos claros, mete nojo. E mete nojo pela forma displicente e enganadora com que políticos de múltiplos quadrantes a olham e a encaram.
De promessas em promessas, passam os anos e voltam a passar, e de promessas, diz a sabedoria popular, está o inferno cheio. E está!
Já nos foi assegurado, por várias vezes!, que era desta! Agora sim o amianto vai ser retirado! É este ano, é aquele, é no a seguir ao próximo e andamos nisto... os políticos a engonhar, os anos a passar e nós a amiantar.
Só que... já chega! Temos a informação que a intervenção irá iniciar-se em Novembro. Temos igualmente a informação que retirarão o amianto às pinguinhas. Temos a informação que nem todos os pavilhões serão intervencionados.
Ora, isto é inadmissível! Enquanto comunidade escolar o nosso lema deve ser hoje e amanhã "Ninguém ficará para trás!"
Assim, lutaremos pela resolução total do problema. Os professores de educação física e os funcionários que nesse pavilhão trabalham valem tanto como nós! Os nossos alunos têm o direito de estudar numa escola livre de amianto!
Basta de conjugar o verbo amiantar!
Nota - Grata por todo o apoio, André Pestana! Local e nacional!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.