sábado, 28 de novembro de 2020

O Natal e o Comércio Local

O Natal e o Comércio Local - Amarante                                                                                  

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Natal e o Comércio Local

Amarei sempre o Natal. E amarei sempre o Comércio Local, aquele que me aquece a alma ao percorrer, sempre a pé, as belas ruas da minha cidade, hoje a viverem tempos difíceis de pandemia ao rubro, mas onde as pessoas não desistem, não baixam os braços e se empenham no aconchego que nos entra pelos olhos dentro através das belíssimas montras de Natal que se podem admirar por aqui.

Quem lê este blogue há mais tempo sabe bem que eu não sou uma adepta das grandes superfícies, que não frequento, que sou uma muito minúscula frequentadora de centros comerciais, já que raramente ponho lá os pés e que, pelo contrário, vou procurando fazer as minhas compras pela minha cidade já que abomino, a cada dia que passa mais, meter-me num carro para fazer quilómetros com o fito de fazer compras numa outra cidade que não a minha.

Assim, estes são os dias que antecedem o Natal, época determinante para a sobrevivência deste comércio de rua que é local, que promove o auto-emprego e mesmo o emprego de outros residentes neste concelho que por sua vez vivem e consomem predominantemente, espero, por aqui, dias determinantes para a sobrevivência de quem vive e trabalha e paga impostos aqui mesmo, uns locais outros nacionais, de qualquer modo dias importantes para quem, lucrando localmente, não drena os seus lucros para bem longe daqui como fazem muitos tubarões, e eles bichos que me desculpem, importados unicamente com o lucro das suas mega superfícies e muito pouco importados com a coesão social.

Posto isto, amarei sempre de forma muito especial o Natal e o comércio local também pelas memórias de infância que guardo em mim... ai que tentação infantil a loja do Sr. Rebelo, o cheiro a doçaria natalícia, o calor íntimo das casas em longas reuniões familiares alargadas, as árvores de Natal e os presépios, os passeios em família pelas ruas desta cidade que hoje continuo a percorrer sem nunca me cansar e sem vacilar.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.