terça-feira, 19 de dezembro de 2023

À Atenção dos Meus Alunos - Sala de História/Centro de Recursos da Agora Escola Básica Teixeira de Pascoaes


Quando eu cheguei à escola... belos tectos!
Primeira etapa de intervenção na Sala de História


Sala de História - Antes, Durante, Depois
Fotografias de autorias variadas mas quase todas minhas

À Atenção dos Meus Eternos(as) Alunos(as) - Sala de História/Centro de Recursos da Escola Básica Teixeira de Pascoaes

Informo todos os meus alunos que esta específica sala, outrora a menina dos nossos olhos, tão bem cuidada por tantos de nós que deram o corpo ao manifesto para a converterem num espaço acolhedor e útil do ponto de vista físico e pedagógico, vai agora ser definitivamente desmantelada.

A gota de água que fez transbordar o meu copo, agora em definitivo, foi mais um ano consecutivo de aulas espalhadas por todas as indiferentes salas dos muitos pavilhões que percorro de novo este ano lectivo e que nada acrescentam à minha actividade pedagógica e que prejudicam até o meu trabalho em sala de aula já que me criam areias na minha engrenagem de Professora de História, prejudicando, consequentemente, também, as aprendizagens dos meus alunos, especialmente os do sétimo ano de escolaridade, pela destruição da magia do momento em que a chave dos dois armários rodava e abria aquelas portas de onde saíam peças tão importantes que lhes deixavam os olhos incrivelmente brilhantes e arregalados, prenhes de curiosidade.

A gota de água foi também verificar que as maquetas, que deram tanto mas tanto trabalho a tantos alunos que me passaram pelas mãos ao longo dos anos, estão já em acentuado estado de degradação que eu não posso admitir. Antigamente aquela era a "minha" sala, a que eu vigiava, cuidava, acarinhava... a que servia para colocar em prática uma disciplina que à época não existia - Cidadania de seu nome - e que agora não passa de uma sala mono, sem dono, terra de ninguém, que nada acrescenta a quem devia acrescentar, num esbanjamento de recursos que me dói até à medula.

Decididamente não tenho o espírito daquela matriz idealizada e negativa da "funcionária pública" que gosta de deixar andar e faz bastante por isso.

Assim, alunos e alunas que por lá mantêm as maquetas e materiais diversos realizados em vossas casas - usando os vossos materiais, correspondendo por inteiro aos desafios desta professora que um dia sonhou uma escola diferente e começou pela "sua" sala de aula - podem combinar comigo para que vos possa restituir os trabalhos antes que estes fiquem completamente espatifados.

Eu própria vou trazer para minha casa todos os materias que são meus e que, um dia, feita parva, ponderei deixar de oferta a esta escola a que já chamei Home mas que não o é mais, muito pelo contrário, apesar dos meus amores que reencontro sempre que abro as portas das salas de aula.

Recheada com materiais diversos e pertinentes para o ensino da História, muitos da minha propriedade e por mim adquiridos propositadamente ao longo de tantos anos, outros que me foram oferecidos por colegas de outras escolas próximas e até de escolas muito distantes, e outros realizados pelos alunos, tantas e belas maquetas só para relembrar um exemplo, a Sala de História tem agora como destino o seu desmantelamento, progressivo mas decidido e inabalável.

Relembro - entrem em contacto comigo caso queiram reaver os vossos materiais. Caso pretendam deixá-los onde agora se encontram saibam que a responsabilidade da sua degradação ou mesmo da sua destruição não será minha.

5 comentários:

Anónimo disse...

E assim se destrói o conhecimento, a criatividade, imaginação, a autonomia, o espírito crítico, o raciocínio. Na escola onde estou atualmente destruíram propositadamente a pedido da Coordenação da Escola, maquetas feitas pelos alunos e todos os materiais recolhidos para transformar a sala do aluno num ambiente agradável, mas sustentável. Em troca, propuseram comprar. É porque não o fizeram antes? Quem faz isto não merece estar na escola, pois o seu interesse não é o ensino nem a preocupação em proporcionar as melhores ferramentas aos alunos. É doloroso demais, Anabela. Como te compreendo. 🥲

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anabela Magalhães disse...

E a loucura! Decididamente, não me revejo nesta escola.
Acho que estou "velha"!

Carla Gomes disse...

Que triste me sinto ao ler as tuas palavras e sentir, que a minha dor não é única!
Anos de maus tratos aos profissionais, que todos os dias vivem a escola com amor e paixão e a idealizam como uma ponte para o conhecimento e competências! É o ver crescer os nossos alunos e sentir que somos um pouco do que eles alcançam! Enfim!
A Escola de hoje, burocrática, impessoal, sem expectativas nem sonhos…. não é o nosso desejo!
Quero uma escola Feliz onde eu possa me sentir realizada com alunos felizes!

dj duck disse...

Como é possível esta destruição?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.